Diretor Responsável: Alexsandro Santos
Coordenador: Rubem Davi Romancini
O ato da leitura e da escrita plena é o identificador do cidadão que exerce, de maneira igualmente plena, seus direitos e deveres. Dominar a habilidade leitora é ter a possibilidade de compreender, argumentar, construir um pensamento autônomo e não subalterno. Ler é substantivamente a chave de todos os direitos da cidadania em um regime democrático na sociedade da informação e do conhecimento. Para que o Brasil conquiste este direito é que estão sendo construídos o Plano Nacional do Livro e da Leitura e os Planos Estaduais e Municipais de Livro e Leitura. No município de São Paulo, o PMLLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca) foi elaborado pela sociedade civil e pelas autoridades públicas do município e aprovado na forma de lei pela Câmara Municipal, em consonância com o Plano Nacional de Livro e Leitura.
O curso visa debater amplamente o tema do ponto de vista histórico, sociológico, político e literário, envolvendo a educação e a cultura como vértices temáticos, de forma a capacitar os alunos quanto às políticas públicas em tela.
Objetivos:
Ampliar a reflexão sobre os aspectos culturais, sociais e políticos que permeiam o livro e a leitura na cidade de São Paulo;
Destacar o papel, as demandas e as responsabilidades do Executivo, do Legislativo e da Sociedade Civil dentro dos direitos ao livro e à leitura;
Democratizar o debate sobre as políticas públicas do livro e leitura.
Público alvo:
Educadores, bibliotecários, escritores, servidores públicos, trabalhadores e empreendedores dos ramos de edição e comércio de livros, estudantes dos temas, mediadores de leitura e público em geral.
Programação:
Segundas e quartas a partir do dia 25 de maio, sempre das 18h às 20h.
25 de maio – Políticas públicas (conceitos e fundamentos); direitos humanos, direitos culturais e o direito Humano à Literatura (recapitulação). Bibliografia. Slides. Link do vídeo.
27 de maio – Política do Livro e Leitura é parte das Políticas de Cultura; Slides. Link do vídeo.
1º de junho – Panorama Histórico da Política Pública do Livro e Leitura no Brasil; Slides. Link do vídeo.
3 de junho – Idas e vindas: do Plano Nacional do Livro e Leitura ao Plano Nacional de Leitura e Escrita; Slides. Link do vídeo.
8 de junho – Os principais atores da política do livro e leitura (mediadores, professores, bibliotecários, escritores, militantes, leitores) com a participação do educador popular Fernando “Ruivo” Lopes; Slides Ruivo Lopes, Slides, Link do vídeo.
10 de junho – O histórico e o processo de construção do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca em São Paulo, apresentando uma análise das tensões, dos atores e das articulações envolvidas ao longo do processo; Link do vídeo.
15 de junho – Debate “Para onde devem ir as políticas públicas do livro e leitura” com o filósofo Jose Castilho de Marques Neto e com o educador e gestor Alexsandro dos Santos. Link do vídeo.
Docente: Prof. Ricardo Queiroz Pinheiro – Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1994) e mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é funcionário estatutário da Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Tem experiência na área de Educação e Cultura, com ênfase em gestão e mediação cultural e da informação.
Inscrições: encerradas.
ATENÇÃO
- Os encontros serão transmitidos via streaming na página do Facebook da Escola do Parlamento.
- A geração de certificado será feita após resposta a um questionário online que será disponibilizado ao final do curso somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla.
- o conteúdo da primeira aula presencial – que aconteceu em 9 de março – será retomado no primeiro encontro virtual.