***Nota aos Alunos***
(01/08/2020) Ainda em decorrência do baixo número de respondentes da primeira avaliação do curso Educação Integral em Tempos de Pandemia, estendemos o prazo de resposta de ambos os questionários.
Você tem até às 23h59 de segunda-feira. 03 de agosto para enviar sua resposta – acesse o link Questionário de Avaliação I disponível abaixo.
Lembramos a todos que para receber a certificação é necessário ter respondido AMBOS os questionários de avaliação e obter média acima de 70%.
E somente quem se inscreveu para o curso via plataforma Sympla poderá preencher o questionário e ser certificado.
Curso em parceria com Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora destinado a educadores da educação básica que atuam em escolas públicas e que tem por objetivo discutir e refletir a Educação Integral em tempos de Pandemia.
Objetivos:
- Aprofundar o debate acerca dos princípios da Educação Integral no que tange à garantia da qualidade da educação no contexto da pandemia Covid 19;
- Promover a reflexão sobre a importância e a valorização dos professores e sobre as oportunidades de trabalho colaborativo docente, na perspectiva da construção coletiva de atividades com base na escuta das famílias, na identificação do que consideram essencial no currículo, na adaptação desses conteúdos a propostas que as famílias possam mediar e/ou que as crianças possam realizar autonomamente;
- Refletir sobre as estratégias que podem ser adotadas pela rede e por escolas para assegurar a conexão com as famílias;
- Debater sobre como o trabalho intersetorial pode responder aos desafios enfrentados pelas famílias e estudantes e como fortalecer a rede de proteção e as articulações locais neste momento;
- Promover um debate sobre o contexto de isolamento social e o agravamento da violação de direitos de crianças e adolescentes fora da escola;
- Aprofundar o debate sobre como assegurar a escuta dos estudantes neste período;
- Compartilhar experiências das redes estadual de educação de São Paulo durante a quarentena;
- Refletir sobre diferentes estratégias pedagógicas para o trabalho remoto das escolas considerando os diferentes perfis de estudantes e famílias;
- Aprofundar o debate acerca dos desafios da educação infantil no cenário da pandemia considerando diferentes dimensões formativas das crianças e a garantia de que recebam atenção e estímulo no contexto da pandemia;
- Abordar os desafios da alfabetização nos anos iniciais em tempos de pandemia, compartilhando diferentes estratégias;
- Refletir sobre o legado das experiências realizadas durante a crise, em um contexto de pós-pandemia;
Carga Horária: 30 horas (24 horas de aulas online + 6 horas de atividades de estudo e elaboração textual)
Público Alvo: Educadores das Redes Públicas
Programação:
Todos os encontros acontecem das 17h às 19h (exceto dia 23/6 que acontece das 16h ás 18h)
09/06
Direito à educação em tempos de pandemia
Convidados: Jaqueline Moll, Natacha Costa, Alexsandro Santos
Mediador: Carlos Eduardo Fernandes Junior
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16/06
Professores na linha de frente: desafios de educar nos novos tempos da pandemia
Convidados: Silvia Tavares e Emanuel Pinheiro
Mediadora: Priscila Kodama
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18/06
Intersetorialidade: território integrado para a garantia de direitos
Convidados: Joao Kleber Santana e Marilia de Santis
Mediador: Solange A. de Amorim
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23/06
Isolamento Social e violação de direitos: estar em casa é estar protegido?
Convidados: Daniel Cara, Ariel de Castro, Claudio Marques e Rodrigo Toledo
Mediador: Natacha Costa
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25/06
Escuta e estreitamento de vínculos com as famílias: novos saberes em cena
Convidados: Paula Mangolin de Barros e Fabio Rogerio Nepomuceno
Mediador: Regina Cola
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30/06
Pandemia na voz dos estudantes
Convidados: Estudantes e Experiências da rede de São Paulo e do Imprensa Jovem – Rafaella dos Santos Queiroz Cunto, Maria Eduarda Ramalho da Silva, Renata Carneiro de França e Roberto Mota
Mediador: Jamir Nogueira
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02/07
Os desafios da Educação Infantil no contexto da pandemia
Convidados: Maria Tereza Marcilio, Emilia Cipriano, Sandra Francisca de Oliveira Silva e Cristiano Alcantâra
Mediadora: Sonia Larrubia
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07/07
Experiências das redes municipais brasileiras de educação durante a quarentena
Convidados: Cristiana Berthoud e Secretária de Educação de Manaus
Mediadora: Pilar Lacerda
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14/07
Experiências das redes estaduais de educação de São Paulo durante a quarentena
Convidados: Carlos Novais, Maíra Conde, Maria Elizabete de Araujo
Mediadora: Fátima Antônio
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16/07
Diferentes possibilidades no trabalho remoto das escolas: como chegar à comunidade escolar
Convidados: Helena Singer, Jose Silveira e Ana Elisa Siqueira
Mediadora: Fabiana Jardim
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21/07
Desafios da alfabetização nos anos iniciais em tempos de pandemia
Convidados: Telma Weisz e Claudia Gontijo
Mediadora: Silvia Carvalho
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23/07
Educação no pós-pandemia
Convidados: Selma Rocha, Claudio Marques, Cida Perez, Sandra Regina Bouças, Sueli Mondini
Mediadora: Helena Singer
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Inscrições: encerradas
ATENÇÃO
- Os encontros serão transmitidos via streaming na página do Facebook da Escola do Parlamento.
- A geração de certificado será feita após resposta a questionários online que serão disponibilizados ao final do curso somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla. Leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP.
Referências:
APRENDIZ, ASSOCIAÇÃO CIDADE ESCOLA, Projeto Aluno Presente: Uma metodologia intersetorial para a garantia do direito à educação de todas e todos. Rio de Janeiro, RJ, 2017. file:///F:/doc%20AHAS%20maio%202020/projeto-aluno-presente-web.pdf
ARROYO, Miguel (2012). O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jacqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 33-45.
CENTRO DE REFERÊNCIAS EM EDUCAÇÃO INTEGRAL. Costa, Natacha. O papel da Educação Integral em tempos de crise. 14 de abril 2020.https://educacaointegral.org.br/reportagens/o-papel-da-educacao-integral-em-tempos-de-crise-por-natacha-costa/
GHANEM, Elie (org.). Educação Integral no município de São Paulo: experiências e perspectivas. São Paulo: Oficina Digital, 2017.
GUARÁ, Isa Maria F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Em aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009. Guará, Isa Maria F. R. É imprescindível educar integralmente. IN: Cadernos CENPEC / Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Educação Integral. nº 2 (2006). São Paulo: CENPEC, 2006.
MASSCHLEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. ___. Em defesa da escola: uma questão pública: Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
MOLL, Jacqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
NILSON, Lúcia Helena; GOUVEIA, Maria Julia A.; FERREIRA, Stela da S. Educação integral e intersetorialidade, Salto para o Futuro, Ano XIX – Nº 13 – Outubro/2009, 29p.
Secretaria Municipal de Educação. São Paulo Integral: construir novos caminhos pedagógicos. São Paulo: SME, 2016. SME, 2015. SPOSITO, Marilia Pontes. A Ilusão fecunda: a luta por educação nos movimentos populares. São Paulo: Editora Hucitec, 2010.
Sacristán, Jose. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000. São Paulo.
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YANNOULAS, Silvia Cristina; SOUZA, Silvana Aparecida. Equipes escolares: mutidisciplina e intersetorialidade. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, v. 39, p. 99-113, 2016. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2018.