A relação criança-cidade: uma via de mão dupla

LabEDU_marca_qualidade_media
Este curso é resultado de uma parceria entre a Escola do Parlamento e o Laboratório de Educação – LabEdu

Objetivos: O seminário se propõe a colocar luz sobre o fato de que as crianças, como os adultos, são uma categoria de usuários da cidade, que têm necessidades, opiniões e contribuições valiosas a serem ouvidas e consideradas. Ao colocar a perspectiva da criança no centro, bem como suas aprendizagens no espaço urbano estaremos trazendo novos insumos para pensar a cidade, seu planejamento e a intencionalidade de ações que possam contribuir à formação de seus cidadãos desde cedo.

Coordenação: Nicole Paulet Piedra e Renata Oliveira

Diretor Responsável: Lara Mesquita

Vagas: 120

Público Alvo: Educadores que atuam tanto dentro como fora da escola; Especialistas que trabalham com crianças; Urbanistas; Gestores públicos

Carga Horária: 5 horas (2 horas e 30 min de manhã e 2 horas e 30 min à tarde)

Inscrições: De 15/10/2015 a 25/10/2015.

Programação:

Data Hora Local Mesa Palestrantes
26/out 9h30 – 12h Sala Sérgio Vieira de Mello A cidade ensina e a criança aprende: Exemplos e práticas dentro e fora da escola: Como a cidade contribui para a formação da criança como cidadã? O que as experiências urbanas ensinam às crianças? Mediação: Nicole Paulet; Expositores: Nayana Bretttas – CriaCidade, Daniel Becker – Pediatra, Cristina Pereira – Educadora
26/out 13h30 – 16h Sala Sérgio Vieira de Mello Modos de fazer e Modos de Usar: provocações para pensar a criança na cidade: Mobilidade urbana e as crianças; O espaço público, os parques e as crianças Mediação: Alexsandro Santos; Expositores: José Armênio Brito Cruz; Luis Eduardo Surian Brettas; Beatriz Cardoso