Comunicação Política, Esfera Digital e Gabinete Parlamentar – 2ª Edição

Partindo-se das conjunturas sociais, econômicas, culturais e políticas do Brasil no corrente ano de 2020, necessário se faz ofertar conhecimentos contemporâneos aos mandatários e colaboradores das casas legislativas. É de fundamental importância que de forma rápida e simples estejam todos os atores preparados para os desafios que novos estilos e práticas de ações políticas surgirão. Os legislativos terão prementes necessidades de ferramentas consequentes e práticas para o atingimento das suas atividades finalísticas.

Os dias atuais são exemplares. Tudo o que vem sendo praticado era considerado quase impossível até poucos meses passados. E tudo decorrente de uma só circunstância: a COVID-19. Vejamos a mais destacada (e simples) mudança ocorrida: as sessões virtuais e suas votações online, modalidade inovadora e que foi implantada superando barreiras que, em tempos normais, seriam objeto de obstrução, postergadas, debatidas e até não adotadas. Sim, inimaginável que os plenários fossem virtuais. E o são, hoje.

Mais não precisamos alongar como justificativa para a realização deste curso.

Objetivos:

Realizado o curso ministrado pelo professor Kléber Nogueira Carrilho, faz-se constatação de que hoje é necessário, sob os mesmos enfoques, porém agora com conteúdos de natureza prática e com excessivo peso contemporâneo, entender as novas realidades e práticas que a sociedade paulistana exigirá da sua casa legislativa.

Depreende-se que os vereadores e colaboradores passarão, a partir das eleições e quando da retomada das atividades normais, a vivenciar outras formas e processos objetivos para a consecução a atividade finalista da comunicação legislativa.

Propomos, portanto, que o Curso em questão seja a retomada, agora com ênfase prática, dos ensinamentos acontecidos na primeira edição do curso.

Público alvo:

Servidores públicos, agentes do poder legislativo, estudantes e pesquisadores envolvidos na análise, tematização e discussão das questões atinentes à interface entre as políticas de comunicação, a esfera de comunicação digital e a atuação parlamentar na experiência democrática recente brasileira.

Carga Horária Total: 15 horas

Docente: Celso Toshito Matsuda – Doutor em Comunicação pela ECA/USP, possui mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Especialista em Teoria da Comunicação (Cásper Libero) e Tecnologia Educacional (FAAP). É consultor do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing – CEACOM da ECA/USP, professor dos cursos de pós-graduação (lato sensu) de Comunicação e Marketing da ECA/USP e Gerentes de Cidade da FAAP, e de graduação da FAAP.

Inscrições: encerradas

Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook


Programação:

6 encontros, sempre às segundas, das 14h às 16h30

31 de agosto
∴ Comunicação Política e Esfera Digital: Aspectos Fundamentais.
Abordagem teórica e prática: Professor Celso Matsuda e Jornalista Sergio Kobayashi
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08 de setembro
∴ Presença Digital, Participação Política e Engajamento da Sociedade Civil.
Abordagem teórica e pratica: Professor Celso Matsuda e Professor Rogério Pelizzari
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14 de setembro
∴ Ativismos e Projetos em Comunicação  Digital.
bordagem teórica e prática: Professor Celso Matsuda, Jornalista Sergio Kobayashi e Jornalista Alexandre Martins
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21 de setembro
∴ Aspectos Jurídicos para a atuação política no meio digital.
Abordagem teórica e pratica: Professor Celso Matsuda e Professor Rubens Yoshida
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28 de setembro
∴ Case: Comunicação Digital em Ação no Legislativo Municipal.
Abordagem teórica e prática: Professor Celso Matsuda e Jornalista Ricardo Viveiros
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05 de outubro
∴ Gestão e Governança de Redes Sociais para Comunicação Parlamentar.
Abordagem teórica e prática: Professor Celso Matsuda e Jornalista Sergio Kobayashi
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Bibliografia:

BRIGGS, Asa & BURKE, Peter. Uma História Social da Mídia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

CHAIA, Vera Lucia Michalany. Jornalismo e política: escândalos e relações de poder na Câmara Municipal de São Paulo. São Paulo: Hacker: CAPES, 2004.

DOWNING, John D.H. Mídia Radical – Rebeldias nas comunicações e movimentos sociais. São Paulo: Editora SENAC, 2002.

MICELI, Andre L. ; SALVADOR, Daniel OP. Planejamento de Marketing Digital. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.

NOVAES, Adauto (Org.). Muito Além do Espetáculo: São Paulo: Editora SENAC, 2005.

SILVEIRA, Sergio Amadeu da. Software livre : a luta pela liberdade do conhecimento. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.


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