(Des)Igualdade Racial no Brasil: Desafios e Perspectivas


Objetivos:  Apresentar e discutir, do ponto de vista diacrônico e sincrônico as manifestações da desigualdade racial no Brasil. Apresentar e discutir, do ponto de vista diacrônico e sincrônico, as medidas de enfrentamento à desigualdade racial e ao racismo, especialmente na área Educacional, com a afirmação e implementação da Lei 10.639/03.

A sociedade brasileira é atravessada por uma profunda desigualdade racial, estruturada a partir da experiência histórica do tráfico negreiro e da escravidão e adensada pelo longo tempo de ausência de políticas públicas de reparação e equidade. Essa desigualdade conforma um conjunto de relações raciais marcadas pela lógica do branqueamento e pela negação da presença, da contribuição e dos direitos da população afrodescendente.

As diferentes manifestações da desigualdade e do racismo marcam a experiência social brasileira e a experiência subjetiva de brasileiros e brasileiras. A Escola do Parlamento, em sua missão de trazer à tona um conjunto de questões relevantes para o poder legislativo, para a afirmação da democracia e da cidadania e para a gestão das políticas públicas promove esse seminário com o intuito de discutir as questões relativas à (des)igualdade racial e debater os desafios e perspectivas de seu enfrentamento

Diretor Responsável: Tatiana Braz Ribeiral

Coordenador: Alexsandro do Nascimento Santos

Inscrições: Encerradas.

Programação:

Data Hora  Local Palestrante Tema
25/11 14h às 17h Sala Sérgio Vieira de Mello  Profa. Dra. Marcia Lima (FFLCH/USP)
Profa. Dra. Kassandra Muniz (UFOP)Maurício Pestana (Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial de SP)
Manifestações da Desigualdade Racial no Brasil e seu enfrentamento: Estado, Movimentos Sociais e Sociedade Civil 
25/11 19h às 22h Sala Sérgio Vieira de Mello Profa. Ms. Surya Pombo (UFPB/FEUSP)

Profa. Ms. Jaqueline Santos (Ação Educativa/FE-UNICAMP)

Profa. Ms. Migh Danae (FEUSP/CNPQ)

 O Direito à Educação e a (Des)igualdade Racial no Brasil: 12 anos da Lei 10.639/03 e as Ações Afirmativas