ESCUTA E PARTICIPAÇÃO INFANTIL

Para certificação, os participantes do curso deverão realizar a atividade final:

Atividade de Escuta de Crianças

  1. Preencher o formulário: https://forms.gle/dAGECyofaARSQJwa7 
  2. Subir, no campo indicado no formulário, a descrição da atividade, podendo ser fotos, texto ou vídeo.

Curso de Extensão Universitária (20h)

Módulo 1 – Princípios e conceitos da escuta e participação infantil

 

Coordenadora do Curso: Prof Dra Bárbara Popp

Justificativa:  Nos últimos anos, os normativos legais em todas as esferas tem previsto a escuta e participação infantil. No município de São Paulo, o Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado em 2018, prevê, inclusive, a escuta de crianças pequenas nos vários processos e políticas que impactam diretamente as suas vidas. Sabemos, no entanto, que ainda são poucas as organizações e as políticas que efetivamente promovem escuta e participação infantil.

Objetivo: Propiciar aos participantes conceitos básicos sobre escuta e participação infantil, os marcos legais dessa participação e exemplos práticos no Brasil e no mundo de como realizar escuta de crianças.

Carga horária: 20 horas dividas em 7 encontros online de 2 horas cada (somando 14h) e 6h de trabalho pessoal (leituras obrigatórias, resolução de questionários e elaboração e aplicação da atividade final

O curso será realizado pela plataforma ZOOM

Inscrições: encerradas

Programação

09/11 – 15h às 17h – Aula 1:  A importância da participação infantil

Palestrante: Bárbara Popp

  • Abertura da discussão teórica: Escada da Participação de Hart
  • Exercício prático: em qual degrau da escada cada experiência se encontra?
  • Leis e Marcos que tratam da participação infantil: ECA, Marco Legal da Primeira Infância, Resolução CONANDA, ONU

Texto de apoio:
Convenção sobre os Direitos das Crianças: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca

Texto complementar:
Children’s participation: from tokenism to citizenship: https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/childrens_participation.pdf

 

11/11 – 15h às 17h –  Aula 2: Princípios e Conceitos de participação infantil

Palestrantes: Bárbara Popp; Adriana Friedmann

  • Teorias de participação infantil: Sarmento e Hart
  • Princípios da escuta: Adriana Friedmann

Texto de apoio: https://www.academia.edu/36620560/Protagonismo_infantil 

16/11 – 15h às 17h – Aula 3 – Infâncias e Crianças

Palestrantes: Bárbara Popp; Camila Breitenvieser; Tatiana Waldman

  • Ouvir qual criança e qual infância: exemplos de escuta de crianças no Brasil
  • Ouvir as diferentes infâncias: crianças da periferia, em situação de rua, migrantes, indígenas, quilombolas
  • O que dizem as diferentes crianças?

Texto de apoio: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/o-olhar-das-criancas-para-o-territorio-como-ampliar-escutas/

18/11 – 15h às 17h – Aula 4 – Experiências de participação infantil no cotidiano

Palestrantes: Bárbara Popp; Luana Pereira

  • Como a escuta e a participação infantil estão presentes no cotidiano das crianças, famílias e educadores
  • Expressões da Infância: Levindo Diniz Carvalho (UFMG)
  • Exemplos de participação infantil no cotidiano
  • Proposta de atividade final

23/11 – 15h às 17h – Aula 5 – Metodologias de Participação

Palestrante: Bárbara Popp

  • Etapas de escuta
  • Aprofundamento nas etapas da participação infantil: Escuta e registro
  • Orientação para exercício prático de escuta

25/11 – 15h às 17h – Aula 6 – Compartilhamento da atividade (parte 1)

Palestrante: Bárbara Popp

  • Etapas da participação infantil: negociação e implementação (de forma mais superficial)

30/11 – 15h às 17h – Aula 7 – Troca de experiências de participação infantil

Palestrante: Bárbara Popp

  • Dia dedicado ao compartilhamento de experiências, vivências e reflexões possíveis a partir do exercício prático de escuta passado na aula 5 e realizado pelos participantes (parte 2)
  • Avaliação do curso

 

 

ATENÇÃO

  • Com certificação para as pessoas inscritas, presença mínima de 70% e entrega de atividade final, SOMENTE ÀQUELES QUE FIZERAM A INSCRIÇÃO VIA PLATAFORMA SYMPLA.