Desafios da radicalização da democracia no estado brasileiro

Parceria Escola do Parlamento e IPAD – Instituto Pensamento e Ações para Defesa da Democracia

Coordenação do Seminário:

Prof. Dr. Alexandro Santos (Escola do Parlamento)

Tipo de Evento: Seminário

No contexto atual, no qual há um investimento dos setores dominantes em: i. aprofundar o epistemicídio; ii. ampliar os processos de falseamento da realidade e iii. aniquilar e sufocar a diversidade(mediante processos de homogeneização e pasteurização dos corpos, dos territórios e das escolhas de ação),nasce o IPAD – Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia. Trata-se de uma frente plural de formação política para construir com os sujeitos núcleos de organização, formação e ação política. A aposta é numa gira plural que unifica a diversidade das configurações, dos sujeitos e das institucionalidades da democracia historicamente e em nosso tempo. O IPAD prioriza a mobilização e o diálogo protagonizado por pessoas jovens, pessoas negras ou que compõem os povos originários do Brasil e pessoas que vivem em territórios periféricos abraçando o conjunto da diversidade humana para acumular forças na formação de uma sociedade na qual a convivência, o respeito e o reconhecimento radical da dignidade da pessoa humana sejam os elementos centrais. Como uma de suas estratégias, o IPAD desenvolve o Percurso Formativo IPAD – Seja Democracia, que chegará, pela primeira vez, em São Paulo, no ano de 2021. Este seminário faz parte da estratégia de lançamento e convocação pública para a formação.

Objetivos:

a) Apresentar ao grande público da Escola do Parlamento o Instituto Pensamento se Ações pela Democracia – IPAD e o Percurso Formativo IPAD – Seja Democracia

b) Dialogar sobre os processos de transformação urgentes da democracia brasileira, no enfrentamento às múltiplas formas de exclusão e segregação e na superação do epistemicídio e do silenciamento de mulheres, pessoas negras/indígenas, juventudes periféricas e outros grupos subalternizados na estrutura social do Brasil.

Metodologia:

Seminário com 1h30 de duração, composto por um momento de apresentação do IPAD, um momento de diálogo entre três ativistas/pesquisadores e um momento final de convocação para o percurso formativo.

Público Alvo: Público em Geral

Vagas: 500

Inscrições: ENCERADA

Data: 17/02/2021 – 19h00 às 20h30

Tema: Desafios da radicalização da democracia no estado brasileiro

Onde:

             Zoom – em link a ser divulgado aos inscritos

             Youtube Escola de Parlamento – clique aqui para assistir

             Transmissão cruzada: Facebook /Youtube – Bancada Preta e IPAD

Os certificados serão emitidos apenas para os participantes inscritos e que participarem do evento pela plataforma do ZOOM e responderem ao Questionário de Avaliação da Atividade  até as 11:59 do dia 21/02.
Leia aqui a Política de Controle de Inscrição, Frequência e Certificação para Cursos Livres da Escola do Parlamento na Modalidade Não-Presencial

Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)

Convidados:

Cleber Ribeiro (Coordenador Executivo do Instituto Pensamentos e Ações para a Defesa da Democracia (IPAD)

Jesus dos Santos (Co-Deputado Mandata Ativista/ Frente Favela Brasil/Conselho Executivo IPAD, pai de Ayo e Amina, Lutador Social, Designer e DJ)