(Parceria Escola do Parlamento e a Unicid)
Coordenação:
Prof. Dr. Alexsandro Santos
Prof. Dr. Ricardo Alexandre Marangoni
Prof. Dr. Roberto Gimenez
Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira
Natureza do evento (curso, seminário, ciclo de palestras ou outro):
Ciclo de Diálogos
Justificativa:
O Censo Escolar de 2019 identificou 161.326 diretoras e diretores de escola atuando no Brasil em unidades que atendem a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Deste total, 122.948 desempenhavam sua função em escolas pública.
Em seu exercício funcional cotidiano, essas gestoras e gestores precisam: (1) liderar comunidades educativas plurais (seus colegas professores, profissionais que atuam em serviços técnicos e de apoio, famílias e estudantes) e (2) articular e administrar os recursos financeiros, pedagógicos e de infraestrutura de modo a fortalecer a capacidade institucional de cada unidade escolar na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento de cada educando. E devem realizar essas tarefas navegando nas tensões próprias do exercício da autonomia regulada da gestão, no âmbito de redes e sistemas de ensino complexos, contraditórios e nem sempre orientados para apoiar o bom funcionamento das escolas.
A pandemia de Covid-19 trouxe elementos ainda mais desafiadores para a prática da gestão escolar e educacional, aprofundando problemas que já existiam antes e produzindo novos dilemas específicos e singulares.
As pesquisas consolidadas no campo da educação assinalam o papel fundamental dos gestores escolares na produção da eficácia escolar. Uma vasta produção consolidada na área, situa a liderança e a atuação de gestoras e gestores escolares como o segundo fator intraescolar mais relevante para o desempenho acadêmico dos estudantes (Hopkins et. al., 1994; Stoll e Fink, 1992, 1994; Levine e Lezotte, 1990; Murphy e Louis, 1994; Teddlie e Stringfield, 1983).
Considerando tal cenário, os Programa de Pós-Graduação Profissional: Formação de Gestores Educacionais (PPGP-Ge) e de Educação (PPGE), ambos da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), e a Escola do Parlamento têm investido esforços em pesquisa e desenvolvimento na área da gestão escolar e educacional. E é justamente com o objetivo de adensar e fortalecer o diálogo entre a Universidade (estudantes/professores/pesquisadores) e a Escola (diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores) e de visibilizar, discutir e compreender os desafios e horizontes do exercício da gestão escolar e educacional que propomos este Ciclo de Diálogos Formativos.
Objetivos:
Espera-se que durante a realização do Ciclo de Diálogos Formativos, os participantes possam:
- Mobilizar a reflexão crítica sobre os contextos da prática, os desafios e as aprendizagens construídas por gestoras e gestores escolares/educacionais na liderança das unidades educacionais no Brasil;
- Aprofundar conhecimentos sobre as múltiplas dimensões do trabalho de gestão escolar e educacional e sobre suas correlações com a garantia do direito humano à educação para todos, expressas na promoção e efetivação dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.
- Discutir e compreender os desafios e horizontes do exercício da gestão escolar e educacional considerado os desafios e as aprendizagens em tempos de Pandemia”
Ementa:
Aborda diferentes temas que abarcam o cotidiano da gestão escolar e educacional. Tem como propósito discutir, compreender os macroefeitos – advindos das políticas públicas – e os microefeitos – advindos das unidades escolares – como norteadores das ações que impactam a escola no momento da pandemia do Covid 19
Temário
– Gestão Escolar e Educacional na liderança de comunidades educativas;
– Gestão Democrática da Escola: do princípio normativo às práticas efetivas;
– Dimensões da Gestão Escolar e Educacional: Gestão de Pessoas, Gestão Financeira e dos Recursos Pedagógicos, Gestão das Relações Interpessoais e do Clima Escolar, Gestão do Currículo e da Avaliação, Gestão das Relações com a Comunidade;
– Gestão Escolar e Educacional e Direito Humano à Educação;
– Gestão de Sistemas e Redes de Ensino, pandemia e implicações na carreira dos profissionais da educação;
– Gestão Escolar e Educacional na Educação Infantil;
– Gestão Escolar e Educacional no Ensino Fundamental;
– Gestão Escolar e Educacional no Ensino Médio.
Metodologia: Três seminários, com 2h cada, envolvendo profissionais/gestores das redes públicas brasileiras e pesquisadores da área de gestão escolar.
Público-alvo: Profissionais da Educação, estudantes dos cursos de graduação (licenciatura) e dos cursos de pós-graduação na área da Educação e público em geral.
Vagas: 500
Data e Horário: de 25/05 a 23/06 – confira programação abaixo
PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS
DATA E HORÁRIO | TÍTULO DA SESSÃO DE DIÁLOGO | CONVIDADOS |
25/05/2021
19-21h |
Desafios e Aprendizagens da Gestão Escolar e Educacional no contexto da Pandemia de Covid 19 | Profa. Dra. Ellis Regina Neves Pereira (SEDUC-SP)
Profa. Ma. Iara Bottan (SEDUC-SP) Profa. Ma. Rosamaria Cris Silvestre (Diretora da EMEI Origenes Lessa – SMESP) Mediação: Prof. Dr. Ricardo Alexandre Marangoni |
08/06/2021
19-21h |
Gestão Democrática da Escola Pública: do princípio normativo às práticas | Profa. Maria Claudia Fernandes (Diretora da EMEI Monteiro Lobato – SMESP)
Prof. Jorge Felizardo (Diretor da EMEFM Vereador Antônio Sampaio – SMESP) Mediação: Prof. Dr. Alexsandro Santos |
22/06/2021
19-21h |
Gestão do Currículo e da Avaliação em favor das aprendizagens | Profª Gabriela Antônia Correa da Silva. (Doutoranda do PPGE/UNICID) Secretária da Educação da cidade de TaubatéProf.ª Drª Juliana Fonseca de Oliveira NeriDiretora de Formação: Secretaria de Educação Diadema
Mediação: Profa. Dra. Sandra Lúcia Ferreira
|