CLIQUE AQUI para ver o seminário novamente
———-
Lançamento da Revista Parlamento e Sociedade nº 15
Diretor Responsável: Prof. Dr. Alexsandro Santos
Coordenadora: Profa. Dra. Ursula Peres
O padrão histórico de desigualdades sociais no Brasil, construído na longa duração da nossa formação como país, impõe uma realidade de negação e estreitamento de direitos na vida cotidiana de milhões de brasileiros, que se agravou com a chegada da crise sanitária promovida pelo novo Coronavírus, escancarando e aprofundando as mazelas que afligem a sociedade brasileira.
O dossiê Desigualdades e Políticas Públicas, que estará publicado na edição n° 15 da revista acadêmica da Escola do Parlamento, teve como motivação apresentar, em diferentes setores das políticas públicas, elementos da desigualdade social e econômica brasileira e como esses foram agravados pela pandemia, assim como apresentar propostas de redução desse agravamento.
Pesquisadores de diferentes áreas construíram suas análises a partir das múltiplas e heterogêneas dimensões dos processos de desigualdade e sistematizaram suas contribuições em sete artigos, que agora serão apresentados no seminário de mesmo nome.
Objetivos:
Divulgar as pesquisas realizadas na temática de desigualdades e políticas públicas no Brasil e permitir o diálogo com diferentes interessados em um momento bastante crítico da política nacional.
Público alvo: estudantes, pesquisadores, gestores e cidadãos em geral interessados pelo tema.
Inscrições: encerradas
Programação:
16 de setembro, das 17h às 19h
Autores confirmados:
Agnaldo Valentin » Mestre e Doutor em História Econômica pela USP, docente do curso de Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) e do Núcleo de Estudos em Economia e Políticas Públicas.
Alexandre Ribeiro Leichsenring » Possui doutorado e pós-doutorado em Estatística (USP), é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, e trabalha com Métodos Quantitativos em Avaliação de Políticas Públicas junto ao curso de Gestão de Políticas Públicas.
André Mountian » Doutor em Economia do Desenvolvimento (USP), Mestre em Economia Política (PUC-SP), docente do curso de Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e pesquisador do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (OIPP) e do Núcleo de Estudos em Economia e Políticas Públicas.
Luciana Rosa Souza » docente do departamento de economia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pesquisadora na área de Políticas Públicas para mitigar a pobreza e desigualdade no Brasil e na América Latina.
Beatriz Mendes » mestranda em Ciência Política pela USP e bacharela em Gestão de Políticas Públicas pela mesma instituição. Pesquisadora da área de estudos eleitorais com foco no financiamento eleitoral de negros e mulheres no Brasil.
Eduardo Januário » Doutor e Mestre em História Econômica pela FFLCH-USP. Foi Professor e Diretor de Escola Pública e Assessor na SME-SP do Programa de Formação de Professores para Educação das Relações Étnico-raciais. Atualmente é Professor no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) da FEUSP.
Fábio Pereira dos Santos » Doutor em Administração Pública e Governo (FGV/SP), foi Assessor Especial do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Secretário Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de São Paulo.
Francisco Funcia » Economista e Mestre em Economia Política pela PUC-SP). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Professor dos Cursos de Economia e de Medicina da mesma universidade. Consultor-técnico do Conselho Nacional de Saúde (Cofin/CNS) e Vice-presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (ABrES). Desde janeiro de 2021, é Secretário da Saúde de Diadema/SP.
Ursula Peres » Doutora em Economia pela EESP/FGV/SP, Professora da EACH/USP, Pesquisadora do CEM/USP e do King’s College London. Foi Secretária Adjunta de Planejamento, Orçamento e Gestão do Município de São Paulo.
ATENÇÃO:
Usaremos a plataforma Zoom para o Seminário. Teremos também transmissão online simultânea pelo Canal da Escola do Parlamento no YouTube, mas para registrar presença e garantir posterior certificação você deve acompanhar a aula pelo Zoom.