CURSO DE APERFEIÇOAMENTO “LIDERANÇA EDUCATIVA PARA EQUIDADE RACIAL: GESTÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM PERSPECTIVA ANTIRRACISTA”

ATENÇÃO: início das aulas previsto para 25/4, segunda-feira, às 19h

(o link para acesso ao Zoom será enviado para o e-mail com que foi feita a matrícula)


MATRÍCULAS ENCERRADAS


PUBLICAÇÕES NO DIÁRIO OFICIAL:

Publicação da prorrogação da matrícula no DOC em 12/04/2022, pp 113

Publicação da lista de convocação para matrícula no DOC em 07/04/2022, pp 109 e 110

Retificação da publicação de 29/03 com lista de inscrições habilitadas e suplentes, publicada no DOC em 07/04/2022

Publicação da análise do recurso no DOC em 05/04 pp122

Publicação da prorrogação do prazo de divulgação das inscrições deferidas e novo cronograma no DOC em 26/03/2022

Publicação da lista de inscrições deferidas no DOC em 29/03 pp 160 e 162

Publicação de retificação do horário das aulas (das 19h às 22h) e informação sobre eventuais aulas presenciais  no DOC  em 25/02/22, pp. 113

Edital de seleção de discentes – 2ª Etapa – Edital 07/2022

Edital de seleção de discentes_ 1ª Etapa  – Edital 04/2022

 


Comunicado aos candidatos aos processos seletivos previstos Edital EP 04/2022, com publicação de edital suplementar EP 07/2022:

Considerando o número de inscrições relativos aos três processos seletivos em epígrafe, e a fim de garantir minuciosa avaliação da documentação apresentada pelos candidatos, a Comissão de Avaliação e Credenciamento prorroga o prazo de publicação das inscrições deferidas para o dia 29 de março, bem como apresenta novo cronograma das etapas subsequentes, que segue a tabela a seguir.

(Comunicação publicada no DOC de 26/3/22)

 


Processo Seletivo – 2ª etapa – vagas remanescentes – ENCERRADA

  • 128 vagas remanescentes
  • Inscrições individuais sem a necessidade de formação de Grupo de Trabalho e Referência
  • Inscrições abertas até 22/03/2022
  • Público-alvo: profissionais que desempenham funções do magistério municipal de São Paulo em escolas de ensino fundamental e de ensino fundamental e médio (equipe gestora e professoras e professores em efetivo exercício de regência de classe)
  • Requisito: formação prévia estabelecidos nos termos do Edital 07/2022

 IMPORTANTE:

Os candidatos já inscritos NÃO PRECISAM REALIZAR NOVA INSCRIÇÃO.
Os candidatos inscritos como SUPLENTES nos Grupos de Trabalho e Referência, caso desejarem, poderão realizar a sua inscrição para vagas remanescentes, nos termos do Edital 007/2022.

Edital de seleção de discentes – 2ª Etapa – Edital 07/2022

_______________________________________

Processo Seletivo – 1ª etapa – ENCERRADA

O processo seletivo de ingresso de discentes é restrito aos profissionais que integram a carreira do magistério público municipal de São Paulo e que estejam em exercício efetivo de suas funções em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). 

A inscrição no processo seletivo deverá ser feita por Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por quatro profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de 04 (quatro) integrantes titulares e 02 (dois) suplentes, na seguinte conformidade: 

I – No mínimo 01 e no máximo 02 profissionais da equipe gestora da unidade escolar 

II – No mínimo 02 e no máximo 03 professoras e professores em efetivo exercício de regência de classe 

III – Um suplente dentre os profissionais que compõem a equipe gestora da unidade escolar 

IV – Um suplente dentre os professores regentes em efetivo exercício de regência de classe.

Edital de seleção de discentes_ 1ª Etapa  – Edital 04/2022

Documentos importantes:

Oficio de confirmação de inscrição – PG_MA_EA

Declaração de vínculo profissional – PG_MA_EA

___________________________________________________________________

Sobre o curso de pós-graduação, modalidade aperfeiçoamento

O curso de pós-graduação, modalidade  aperfeiçoamento Liderança educativa para a equidade racial: gestão e práticas pedagógicas em perspectiva antirracista é parte do programa de pós-graduação “Poder legislativo: interfaces contemporâneas” e tem por objetivo formar educadoras e educadores que desempenham funções do magistério em escolas de educação básica para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais/educação antirracista. 

 A estrutura curricular é composta de 200 horas de atividades de formação e adotará regime didático híbrido, com atividades realizadas por meio de plataforma de interações remotas e de atividades realizadas presencialmente e está organizada de acordo com a tabela que segue: 

 

Disciplinas  Carga Horária (remota)  Carga Horária (presencial) 
Fundamentos para o estudo das relações raciais no Brasil  

15h 

 

Educação das relações raciais no Brasil: teorias, normas e práticas 

15h 

 

Liderança educativa e gestão escolar para a equidade racial 

15h 

 

Práticas pedagógicas em perspectiva antirracista 

15h 

 

Seminários  Carga Horária (remota)  Carga Horária (presencial) 
Seminário avançado: raça, racismo e escolarização no Brasil 

 

7h 

Seminário avançado: liderança educativa para uma educação Antirracista 

 

7h 

Projetos Integradores  Carga Horária (remota)  Carga Horária (presencial) 
Projeto Integrador I: reconhecendo nosso percurso e nossos desafios para transversalizar a questão racial no projeto político pedagógico  

6h 

20h 

Projeto Integrador II: construindo ações cotidianas no campo da promoção da equidade racial na escola 

6h 

20h 

Projeto Integrador III: tecendo redes de colaboração entre escolas no campo da promoção da equidade racial. 

6h 

20h 

Atividades Complementares  Carga Horária (remota)  Carga Horária (presencial) 
Atividades complementares: vivências acadêmicas e culturais 

 

24h 

Atividades complementares de pesquisa 

 

24h 

 Total

78h 

122h