Aula da disciplina A Gestão da Educação Infantil: temas emergentes do Programa de Pós-Graduação Profissional – Formação de Gestores Educacionais – Unicid-Reippe
ORGANIZAÇÃO: Grupo de Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades e Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica – GEPADIEB da Unicid
Responsáveis:
Profa. Dra. Ida Carneiro Martins e Profa. Dra. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Parceria Escola do Parlamento, Universidade Cidade SãoPaulo (UNICID) e Universidade Federal do Paraná (UFPR)
OBJETIVO:
Reconhecer as diversidades e as desigualdades como aspectos desafiadores para o processo de gestão na educação infantil e a intersetorialidade como um processo de colaboração entre diferentes setores na implementação de políticas favorecedoras para a educação na infância.a infância.
PÚBLICO-ALVO
Alunos dos programas de pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo, pós-graduandos e pesquisadores interessados no tema, interessados em geral.
METODOLOGIA:
Encontro virtual com duração de 3h pela plataforma Zoom.
O evento também contará com transmissão ao vivo para o canal do YouTube da Escola do Parlamento porém, quem escolher acompanhar por esta modalidade, não terá direito ao certificado.
Certificação somente a partir de inscrição via Sympla mediante acompanhamento obrigatório pela plataforma Zoom.
01/09 – 18h30 às 21h30
inscrições: encerradas
Clique AQUI para rever ou assistir ao seminário.
ABERTURA:
Rubem Romacini (Diretor Executivo da Escola do Parlamento), Prof. Dr. Roberto Gimenez (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGE); Prof. Dr. Rodnei Pereira (Coordenador do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão Educacional -PPGP-GE)
PARTICIPANTES:
Prof. Dra. Angela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR/Reippe)
Tem pós-doutorado em Gestão da Política Pública (USP). Doutora em Estudos da Criança pela UMinho – Portugal, mestre em Educação Infantil e Pedagoga pela UFSC. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação e do Curso de Pedagogia na UFPR. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE/UFPR). Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) está como Vice-presidente Sul (2022-2023) e foi coordenadora do GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos (2019-2020). Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Fórum de Educação Infantil do Paraná (Feipar/Mieib).
Profª. Dra. Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz (Unicid/Reippe)
Doutora e mestre em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Formação de Gestores da Unicid. Professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). É coordenadora da Reippe (2022-2023) e membro do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).
MODERADORA
Profa. Dra. Ida Carneiro Martins (Unicid)
Doutora em Educação (UNIMEP), mestre em Educação Física (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Cidade de São Paulo Unicid/SP e do Programa de Mestrado Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Unicid. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem, Desenvolvimento e Inclusão na Educação Básica – GEPADIEB.
Leitura obrigatória:
COUTINHO, COUTINHO, Angela Scalabrin; CARDOSO, Cíntia A educação e o cuidado dos bebês na pandemia: uma análise a partir das relações geracionais, raciais e de gênero. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. especial, p. 175-194, ago. 2021.
CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. Implementação da política de creches nos municípios brasileiros após 1988: avanços e desafios nas relações intergovernamentais e intersetoriais. 2017. Tese (Doutorado) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2017, p. 139-148.
ROSEMBERG, Fúlvia. Educação Infantil e relações raciais: a tensão entre igualdade e diversidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 44, n. 153, p. 742-759, jul./set. 2014.