Acervos pessoais em bibliotecas: Aureliano Leite, entre lutas e livros

Seminário “Acervos pessoais em bibliotecas: Aureliano Leite, entre lutas e livros”

 

Organização: Escola do Parlamento e Secretaria de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo, Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral (SP), Tribunal Regional Federal, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo

Data: 04 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Horário: Das 12h00 às 18h00
Local: Auditório Prestes Maia – 1º andar – Câmara Municipal de São Paulo – SP
Modalidade: Presencial e transmissão online
Certificação: 4 horas

O seminário tem como objetivo destacar a importância de acervos pessoais custodiados em bibliotecas públicas e privadas, a partir da perspectiva do tratamento dado à biblioteca de Aureliano Leite pela Secretaria de Documentação da Câmara Municipal de São Paulo. Também serão discutidos episódios cruciais da História do Brasil e de São Paulo ao longo do século XX, por meio da trajetória biográfica de Aureliano Leite.

Aureliano Leite (1886-1976) tornou-se uma grande personalidade da história política e social do Brasil no século XX. Participou ativamente dos movimentos armados de 1924 (Revolta Tenentista), 1930 (Revolução Outubrista) e 1932 (Revolução Constitucionalista). Foi deputado federal na legislatura de 1935 a 1937 e deputado federal constituinte em 1946.

Foi um grande intelectual, jurista e historiador, com inúmeras obras literárias, históricas e memorialísticas. Trata-se de um autor que merece ser revisitado pelas novas gerações. Foi também presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e membro da Academia Paulista de Letras.

Contribuiu decisivamente para os estudos sobre História do Legislativo Paulistano e seu apreço pela instituição o levou a doar, em 1974, ainda em vida, seu vasto acervo bibliográfico pessoal para a biblioteca da Edilidade.

 

Objetivos do Curso:

  • Aprofundar a discussão sobre os acervos pessoais em bibliotecas
  • Analisar a história de São Paulo e da Câmara Municipal de São Paulo
  • Refletir sobre as contribuições de Aureliano Leite para instituições de referência em São Paulo, tais como o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e Academia Paulista de Letras
  • Divulgar o acervo da Biblioteca da CMSP

 

Descrição das Atividades:

Mesa de Abertura: apresentação dos organizadores e breve contextualização sobre o seminário.

Primeira mesa: Olhares que constroem coleções – Reflexões novas e revisitadas sobre acervos pessoais em bibliotecas
Palestrante: Luciana Maria Napoleone

Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela USP, Especialista em Data Science e Analytics pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz da USP. Bibliotecária do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP (1994 a 1997), da Faculdade de Direito da USP (1997 a 2010) e do Tribunal Regional Federal da 3 Região (2010 até o momento). Foi Coordenadora do GT2 – Memória e Patrimônio Bibliográfico da Rede BiblioMemojus (2022-2024), Coordenadora da Comissão Temporária de Patrimônio Bibliográfico e Documental e da Comissão Temporária de Políticas Públicas para Bibliotecas e Bibliotecários do CRB-8 (2018-2020), é integrante do Projeto de Pesquisa “Marcas de Proveniência e Cultura Material” vinculado ao Grupo de Pesquisa e Estudos em Patrimônio Bibliográfico e Documental

Mediador: Ubirajara de Farias Prestes Filho
Doutor em História pela USP, Consultor Técnico Legislativo e Secretário de Documentação na Câmara Municipal de São Paulo.

Segunda Mesa: Aureliano Leite – entre lutas e livros
Palestrante: José D’Amico Bauab

Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre em Direito Civil pela USP, membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, membro do Conselho de Orientação Artística da Rede de Casas-Museus Literários de São Paulo da Secretaria de Estado da Cultura, gestor responsável pelo Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (CEMEL-TRE/SP), com certificação nos 1º e 2º Núcleos de Estudo em História e Memória da Escola Paulista da Magistratura. Vencedor do I Concurso Nacional de Monografias do Supremo Tribunal Federal com o trabalho ¨A toga no Catete¨, (2008). Organizador das obras “Paulistânia Eleitoral – Ensaios, Memórias e Imagens” (2011) e “Voto é Memória – a imagem da democracia brasileira em São Paulo” (2019). Produtor executivo do documentário “Operários do Voto – Memórias de um lugar” (2015). Roteirista do documentário “Ana Maria Scartezzini – Mulher, Mãe, Magistrada” (2024).

Mediador: Ubirajara de Farias Prestes Filho

Terceira Mesa: Memorias Imagéticas de Aureliano Leite
Palestrante: José D’Amico Bauab

Quarta Mesa: Aureliano Leite e o Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo
Palestrante: Dr. João Tomas do Amaral
Possui graduação em ENGENHARIA – ENGENHARIA CIVIL pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978), graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Nove de Julho (1979), graduação em CIÊNCIAS – LICENCIATURA PLENA – MATEMÁTICA pela Universidade de Mogi das Cruzes (1976), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação – Ensino de Matemática e Ciências – pela Universidade de São Paulo (2014). Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo.

Mediador: Ubirajara de Farias Prestes Filho

Quinta Mesa: O acervo de Aureliano Leite na biblioteca da Câmara Municipal de São Paulo
Palestrante: Fernanda Fernandes Takitani
Graduada em História pela Universidade Estadual de Londrina, Técnica Legislativa da Câmara Municipal de São Paulo.

Mediador: Ubirajara de Farias Prestes Filho

Encerramento

Público-Alvo: Bibliotecários; historiadores; arquivistas; jornalistas; estudantes; interessados no tema.

Inscrições:
Realizadas online, com a possibilidade de emissão de certificado após o seminário.

Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/seminario-acervos-pessoais-em-bibliotecas-aureliano-leite-entre-lutas-e-livros__2686061