Objetivos: Compreender a importância do espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo bem como a relevância do papel dos gestores educacionais na promoção do exercício democrático de participação.
a. Compreender o espaço escolar como espaço de formação do cidadão participativo
b. Identificar formas de gestão escolar promotoras da participação da comunidade no processo de tomada de decisões
c. Reconhecer o Conselho de Escola e a Associação de Pais e Mestres como espaços possíveis de exercício de cidadania participativa
d. Elaborar atividades interdisciplinares que possibilitem à criança, ao jovem e ao adulto diferentes exercícios de participação no espaço escolar
e. Identificar como os exercícios de participação promovidos no espaço escolar podem preparar a compreensão da importância do poder legislativo de crianças, jovens e adultos
f. Compreender a importância do Poder Legislativo para o exercício da Cidadania
Público Alvo: Gestores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Carga Horária: 24h
Programação:
Capela do Socorro | Campo Limpo | Tema | Docente |
03/04/2014 | 03/04/2014 | O que é ser cidadão, hoje, em nosso país | Selma Rocha |
08/04/2014 | 10/04/2014 | Educação para a Cidadania: estamos preparando nossas crianças e jovens para serem cidadãos? | Eliseu Muniz |
15/04/2014 | 17/04/2014 | A gestão escolar e a participação nos processos de tomada de decisão: relações de poder na escola | Lisete Arelaro |
22/04/2014 | 24/04/2014 | O Conselho de Escola, a Associação de Pais e Mestres e o Grêmio Estudantil como espaços de exercício de cidadania participativa | Angela Antunes |
29/04/2014 | 08/05/2014 | Processos interdisciplinares e temas transversais em atividades que possibilitem à criança e ao jovem exercícios de participação | Silvia Carvalho |
06/05/2014 | 15/05/2014 | Exercícios de Cidadania Participativa e Poder Legislativo de nossa cidade | Daniel Vasquez |
Bibliografia:
ARELARO, Lisete. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, nº2, p. 1039. Out. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo, Editora Ática, 1991.
LUCK, Heloísa & Et alii. A Escola Participativa: o trabalho do Gestor Escolar. São Paulo: Vozes, 10 edição.
CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997.
AGUIAR, R.C.L.; GRÁCIO J. C. Grêmio Estudantil: construindo novas relações na escola. In BASTOS, J. B. Gestão Democrática. 3ª edição. Rio de Janeiro: 2002, p. 73-82.