Objetivos: A principal finalidade do curso é ensinar, numa linguagem acessível ao cidadão comum, como são feitas as pesquisas por amostragem e, em particular, as pesquisas de intenção de voto. As aulas partirão do conceito de opinião pública e das diferenças entre as pesquisas “quanti” e “quali”. Na sequência, veremos a elaboração de amostras e de questionários nas pesquisas quantitativas, bem como a realização do trabalho de campo. Por fim, a partir de exemplos práticos de pesquisas eleitorais do passado, os alunos conhecerão algumas ferramentas para analisar corretamente os resultados das pesquisas.
Público Alvo: Servidores Públicos, Conselheiros, membros da sociedade civil organizada, estudantes e munícipes em geral interessados no tema.
Diretor Responsável: Lara Mesquita
Coordenador: Rogério Schmitt
Carga Horária: 12 horas
Inscrições: Encerradas.
Programação:
Data | Hora | Local | Palestrante | Tema da palestra/aula |
09/03 | 19h-22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Rogério Schmitt | Opinião pública: pesquisas quantitativas e qualitativas [Parte 1] [Parte 2] |
16/03 | 19h-22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Rogério Schmitt | Pesquisas quanti 1: tipos de amostragem e elaboração de questionários |
23/03 | 19h-22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Rogério Schmitt | Pesquisas quanti 2: a condução do trabalho de campo [Parte 1] [Parte 2] |
30/03 | 19h-22h | Sala Sérgio Vieira de Mello | Rogério Schmitt | Pesquisas de intenção de voto: exemplos práticos e interpretação |