Decifrando as Pesquisas Eleitorais

Objetivos: A principal finalidade do curso é ensinar, numa linguagem acessível ao cidadão comum, como são feitas as pesquisas por amostragem e, em particular, as pesquisas de intenção de voto. As aulas partirão do conceito de opinião pública e das diferenças entre as pesquisas “quanti” e “quali”. Na sequência, veremos a elaboração de amostras e de questionários  nas pesquisas quantitativas, bem como a realização do trabalho de campo. Por fim, a partir de exemplos práticos de pesquisas eleitorais do passado, os alunos conhecerão algumas ferramentas para analisar corretamente os resultados das pesquisas.

Público Alvo: Servidores Públicos, Conselheiros, membros da sociedade civil organizada, estudantes e munícipes em geral interessados no tema.

Diretor Responsável: Lara Mesquita

Coordenador: Rogério Schmitt

Carga Horária: 12 horas

Inscrições: Encerradas.

Programação:

Data Hora Local Palestrante Tema da palestra/aula
09/03 19h-22h Sala Sérgio Vieira de Mello Rogério Schmitt Opinião pública: pesquisas quantitativas e qualitativas [Parte 1] [Parte 2]
16/03 19h-22h Sala Sérgio Vieira de Mello Rogério Schmitt Pesquisas quanti 1: tipos de amostragem e elaboração de questionários
23/03 19h-22h Sala Sérgio Vieira de Mello Rogério Schmitt Pesquisas quanti 2: a condução do trabalho de campo [Parte 1] [Parte 2]
30/03 19h-22h Sala Sérgio Vieira de Mello Rogério Schmitt Pesquisas de intenção de voto: exemplos práticos e interpretação
Programação sujeita à alteração.