Novembro: dia 04, sexta-feira, das 10h30 às 13h horas
Sala Tenório de Lima (sala C) – 45 vagas
Objetivos: Abordar os contrastes entre a visão de América e a visão de Brasil dos primeiros cronistas, ou seja, dos primeiros observadores da realidade física e humana do continente, em comparação com a visão de autores do século 18.
Ementa: Valendo-se da experiência adquirida em suas respectivas áreas de estudos, os palestrantes procurarão traçar um panorama de nossa primeira formação cultural, tratando para tanto de temas relevantes como a difusão da língua geral, a educação pelos clássicos, o contraste entre a visão de mundo dos fundadores e a dos modernos e a atividade econômica nos dois primeiros séculos.
10h30 às 11h – “Brasilica latinitas”
José Rodrigues Seabra Filho – Livre-docente pela Universidade de São Paulo, onde atualmente é Professor Associado. Sua área de especialização é Gramática Latina e tradução de textos do latim clássico.
11h às 11h30 – “O Brasil sob o signo da sua fundação e da sua transfiguração”
Luiz Antonio Lindo – Doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, onde é Professor-Doutor na área de Filologia Românica.
11h30 às 11h50 – Café
11h50 às 12h20 – “A economia brasileira nos séculos XVI e XVII”
Márcio Bobik – Professor Livre-docente do Departamento de Economia da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto. Possui como projetos de pesquisa: Integração Econômica Regional na América Latina; Economia da América Latina; História do Pensamento Econômica da América Latina.
12h20 às 13h – Debates