Seminário Governança Metropolitana: Desafios e Perspectivas

Objetivos: Debater, com base em uma perspectiva comparada, distintos aspectos da governança metropolitana, como a coordenação de serviços públicos de competências compartilhadas, os consórcios municipais e experiências em outros países.

Diretor Responsável: Christy Ganzert Pato

Público Alvo: servidores públicos, estudantes e munícipes interessados.

Carga Horária: 9h

Programação:

Data Hora Local Tema Palestrantes
21/nov 19h – 22h  Sala Sérgio Vieira de Mello – (“Sala A”) Governança Metropolitana em perspectiva comparada  Vicente Trevas (PMSP)

Rovena Maria Negreiros (SEADE)

22/nov 19h – 22h  Sala Sérgio Vieira de Mello Consórcios Públicos Municipais: Lei de Consórcios e experiências no Brasil Miguel Matteo (IPEA) –

Paula Losada (Prefeitura de Cubatão)

Carolina Heldt D’Almeida (SMDU)

23/nov 19h – 22h  Sala Sérgio Vieira de Mello Coordenação de Agentes Públicos na Prestação de Serviços: Saneamento, Transportes e Resíduos Sólidos Wladmir Ribeiro (Advogado)

Carolina Requena (DCP-USP)

Samuel de Godoy (PMSP) [Tese de Mestrado]

Bibliografia:

Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado RMSP

Palestrantes:

Vicente Trevas: Sociólogo, foi subchefe da Secretaria de Assuntos Federativos do governo Lula e atualmente é Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas – SMRIF.

Rovena Maria Carvalho Negreiros: Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo(1981) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina(1988). Atualmente é Membro do Conselho da Prefeitura Municipal de Campinas e Pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Metropolitana. (CV Lattes)

Miguel Matteo: Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas – SP (1990) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – DF. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Teoria do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria paulista, distribuição espacial da indústria paulista, características da indústria paulista, região metropolitana de são paulo e pesquisa da indústria da construção. (CV Lattes)

Paula Losada: É advogada, graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em políticas publicas pela Fundação Escola de Governo e mestre em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Ela é procuradora do Município de Cubatão, em São Paulo, desde 2000. Antes, exerceu diversas funções elevadas na administração pública municipal, entre elas Procuradora do Patrimônio Imobiliário de São José dos Campos, Secretária de Justiça e Direitos Humanos em Caçapava, Chefe da Assessoria Jurídica de Cubatão e Assessora da Secretaria de Habitação de São Paulo. Desde 2003 está cedida à Presidência da República, onde foi Subchefe adjunta de Assuntos Jurídicos da Casa Civil até 2005. Atualmente atua como assessora especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais. No exercício desta função, participou da elaboração da Lei de Consórcios Públicos e seu regulamento, do Comitê de Articulação Federativa (CAF) e de diversas iniciativas para a melhoria das relações intergovernamentais no Brasil. (CV Lattes)

Carolina Heldt D’Almeida: Assessora do Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Coordenadora da Comissão Técnica do PDUI pela Prefeitura de São Paulo. Arquiteta e Urbanista graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP, Mestre e Doutoranda pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP. Assessora Técnica do Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo, Chefe da Assessoria de Pesquisa Aplicada e Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo. (CV Lattes)

Carolina Requena: É doutoranda no Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (DCP-USP). Estuda políticas urbanas e poder no nível local, com especial interesse pelos efeitos da agência do Estado e de suas burocracias sobre os resultados de políticas públicas. (CV Lattes)

Samuel de Godoy: Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2015) e pesquisador júnior do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Bacharel em Ciências Sociais (2011) pela Universidade de São Paulo. Áreas de interesse: políticas públicas, política urbana, métodos e técnicas de pesquisa em Ciência Política. (CV Lattes)