Objetivos: Oferecer processo de formação para os representantes dos diferentes segmentos escolares dos CRECEs Central e Regionais a fim de possibilitar a construção de ações que fortaleçam a Gestão Democrática nas Escolas e contribuir para a consolidação do CRECE enquanto instância de Gestão Democrática.
Diretor Responsável: Christy Ganzert Pato
Coordenação: Sílvia Aparecida Santos de Carvalho
Público Alvo: Conselheiros dos CRECEs – central e regionais.
Carga Horária: 20h – 16h presenciais e 4h para elaboração do projeto de ação.
Inscrições: Encerradas. Relação Final de Selecionados.
Avaliação: Os participantes do Curso deverão: a) elaborar Projeto de Intervenção que promova a gestão democrática da escola, a ser entregue para a Coordenação do Curso; b)obter 100% de presença nas aulas.
Programação:
Data | Hora | Local | Palestrante |
08/out
[Vídeo] |
9h-11h | Sala Sérgio Vieira de Mello – (“Sala A”) | Angela Antunes |
11h-13h | Eliseu Muniz | ||
22/out | 9h -13h | SINESP | Eliseu Muniz |
05/nov | 9h-10h | Auditório Prestes Maia (Plenarinho) | Eliseu Muniz |
10h-13h | Eliseu Muniz | ||
12/nov | 9h-13h | Sala Sérgio Vieira de Mello – (“Sala A”) | Eliseu Muniz |
Palestrantes:
Angela Maria Biz Rosa Antunes: Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP – FEUSP (2002 e 1997), Licenciada em Letras (1982) e Pedagoga (1985). Atualmente é diretora Pedagógica do Instituto Paulo Freire (Lattes).
Eliseu Muniz dos Santos: Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela PUC-SP, Mestrado em Educação pela PUC-SP (1997) e Especialização em Gestão Pública pela UNIFESP. Atualmente desenvolve consultoria à administração pública na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas e projetos educacionais (Lattes).
Bibliografia:
ARELARO, Lisete. O ensino fundamental no Brasil: avanços, perplexidades e tendências. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, nº2, p. 1039. Out. 2005. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo, Editora Ática, 1991.
CARIA, A. S. Projeto Político-pedagógico – em busca de novos sentidos. 1ª Ed. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011, v.1. 144p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42ª edição.
___________ Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
___________ Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
___________ e SHOR, I. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LUCK, Heloísa & Et alii. A Escola Participativa: o trabalho do Gestor Escolar. São Paulo: Vozes, 10 edição.
CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997.
AGUIAR, R.C.L.; GRÁCIO J. C. Grêmio Estudantil: construindo novas relações na escola. In BASTOS, J. B. Gestão Democrática. 3ª edição. Rio de Janeiro: 2002, p. 73-82.