Potenciais Educativos do Território Urbano

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva

O Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora, em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e cooperação técnica da Associação Cidade Escola Aprendiz, apresenta o curso “Potenciais Educativos do Território Urbano: Rumo à Cidade Educadora”.

Objetivos: apresentar uma educação para além dos limites da escola, transformando a cidade em um grande laboratório de experiências educativas; os módulos de cada encontro abordarão temas de forma que os participantes sejam sensibilizados a partir da reflexão de vivências e práticas que possam reconstruir as suas ações em função da experimentação.

Vagas: 50

Público Alvo: Gestores, Professores de EMEIs, EMEFs, EMEBs e EMEFEMs, ATEs e demais agentes públicos interessados na temática.

Carga Horária: 18h

Inscrições: Encerradas

Palestrantes:

RAIANA RIBEIRO – Gestora de programa na Associação Cidade Escola Aprendiz, que apoia e desenvolve ações estratégicas para o desenvolvimento de Cidades Educadoras e agenda de Educação Integral no Brasil.

DAYANA ARAÚJO – Gestora de projetos no programa Cidades Educadoras da Associação Cidade Escola Aprendiz, disseminando, incidindo e articulando Cidades Educadoras no Brasil.

DÉBORA PONTALTI – Coordenadora do Programa Carta da Terra em Ação na Umapaz (departamento de educação Ambiental da SVMA/PMSP). A Cidade Educadora é entendida como um dos objetivos do Programa, sendo fundamental à articulacão dos atores socioambientais da cidade de São Paulo.

LIA SALOMÃO – Coordenadora do Programa Carta da Terra em Ação na Umapaz (departamento de educação Ambiental da SVMA/PMSP). A Cidade Educadora é entendida como um dos objetivos do Programa, sendo fundamental à articulacão dos atores socioambientais da cidade de São Paulo.

JULIA ANVERSA – Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2014), intercâmbio na Universidad Politecnica de Madrid (2011-12). Atua no Ape desde 2012 com projetos de educação, planejamento e intervenções urbanas. Desde 2015 coordena o educativo do Museu da Cidade de São Paulo

 

Módulo 1 – Potenciais Educativos do Território Urbano: Aprender na Cidade

17 de abril – Encontro 1 – 19h/22h – Cidades Educadoras: Concepção urbana para o desenvolvimento integral dos sujeitos

Convidado: Associação Cidade Escola Aprendiz

Local: Sala Tiradentes – Cãmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100

 

28 de abril – Encontro 2 – 9h/14h – Cidades Educadoras: Meio Ambiente e Cultura de Paz

Convidado: UMAPAZLocal: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – Jardim Luzitania

 

05 de maio – Encontro 3 – 9h/14h –  Cidades Educadoras: Crianças e ocupação do espaço público

Convidado: Red Ocara

Local: Associação Cidade Escola Aprendiz – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque

 

19 de maio – Encontro 4 – 9h/14h – Cidades Educadoras: Mobilidade urbana a pé

Convidado: apē – estudos em mobilidade

Local: EMEI Gabriel Prestes  – Rua da Consolação, 1012 – Consolação