Gestão de Equipes – Desenvolvimento de Competências Conversacionais

Objetivos: Trata-se de um programa condensado de capacitação que busca ampliar as competências dos servidores da CMSP, especialmente aqueles que ocupam postos de supervisor e/ou encontram-se na linha sucessória para assumir estes cargos nos próximos anos, na coordenação de ações na gestão de interesse público, por meio do estabelecimento de conversas produtivas. Especificamente, o curso busca:

  1. Qualificar os servidores da CMSP com novos conceitos relacionados a competências conversacionais em equipe
  2. Disponibilizar instrumentos para aperfeiçoar a performance das equipes de trabalho;
  3. Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

Coordenação: Cassio França

Professores: Cassio França, Bruna Barcellos Mattos e Luciana Martinelli

Público Alvo: Servidores da CMSP.

Carga Horária: 30h (10 encontros 3h)

Vagas: 30

Inscrições: Com a Equipe de Seleção, Desenvolvimento e Avaliação de Pessoal – SGA.14.

Programação:

Data Hora Local Tema
05/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta – (“Sala B”) Conceito de resultados na Gestão Pública e processo de aprendizagem
06/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Competências essenciais: escutar e falar I
12/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Competências essenciais: escutar e falar II
13/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Instrumentos para gerar mudança: Afirmações e Declarações básicas I
19/set 14h-17h Sala de Treinamento Instrumentos para gerar mudança: Afirmações e Declarações básicas II
20/set 14h-17h Sala de Treinamento Ciclo de coordenação de ações: a arte de pedir e ofertar I
26/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Ciclo de coordenação de ações: a arte de pedir e ofertar II
27/set 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta O papel das emoções no desempenho da equipe
03/out 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Seminário Interno
04/out 14h-17h Sala Oscar Pedroso Horta Planejamento de conversas
Este curso não terá transmissão ao vivo

Bibliografia:

ARGYRIS, Chris. Maus conselhos, uma armadilha gerencial. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ECHEVERRRÍA, Rafael. El gerente coach: Un nuevo modelo de gestión para el siglo XXI. Newfield Consulting 2015/ ECORE.
ECHEVERRRÍA, Rafael. La empresa emergente: la confianza y los desafios de la transformación. Buenos Aires: Granica, 2012.
ECHEVERRÍA, Rafael. Ontología del Lenguaje. Buenos Aires, JC Saez Editor, 13a ed, 2014.
HOCK, Dee. Birth of the Chaordic Age. Berrett-Koehler Publishers, San Francisco, 1999