Quintas Consultivas: A Importância das Consultorias e Apresentação do GEOSAMPA

Alteração de Data: O primeiro encontro acontecerá dia 01/12

O Projeto Quintas Consultivas, uma parceria entre a Escola do Parlamento e a Consultoria Técnica Legislativa da CMSP, é uma série de debates abordando temas que fazem parte do dia a dia dos(as) Consultores(as) na realização de seu trabalho de estudos técnicos e na troca de experiências com Vereadores(as) e Assessores(as).

Com periodicidade quinzenal ou mensal, a depender da demanda criada pelos assuntos em pauta na Câmara, as Quintas Consultivas pretendem promover encontros entre a Consultoria e especialistas convidados(as) pela Escola do Parlamento com o intuito de contribuir para o aprofundamento dos debates e estudos sobre assuntos de relevância para a nossa cidade.

Nosso objetivo com este novo Projeto é o de construir, consolidar e sistematizar informações que possam subsidiar tecnicamente as Assessorias Técnicas e os Vereadores(as), bem como a própria Consultoria, no desempenho de suas atribuições.

Seminário – A Importância do Subsídio Técnico à Atividade Parlamentar: o papel da Consultoria Técnico-Legislativa

 Objetivo: discutir as relações concretas entre o saber técnico e o processo legislativo no âmbito da Câmara Municipal de São Paulo. Serão abordados os aspectos teóricos, regimentais e práticos que envolvem o trabalho da Consultoria Técnico-Legislativa, compreendendo as possibilidades e os limites dessa contribuição para o exercício do mandato parlamentar. Inicialmente, será exposto de forma geral o papel da Consultoria Técnico-Legislativa e na sequência serão apresentadas as áreas específicas em que estão subdivididos os profissionais que compõem o quadro consultivo, retratando o Processo Legislativo no âmbito das áreas de Urbanismo e Meio Ambiente, Social e de Administração Pública: atuação; competências; possibilidades; procedimentos; instrumentos.

Público-Alvo: prioritariamente vereadores(as) e assessores(as) de gabinete da atual e da futura legislatura; funcionários da Câmara Municipal

Inscrições: Encerradas.

Programação: O Seminário contará com duas apresentações:

Data Hora Local Tema Palestrantes
1/dez 15h – 17h Plenário 1º de Maio Introdução ao trabalho da Consultoria Técnico Legislativa

Conhecimento técnico no contexto parlamentar

Consultor Ricardo Ciccacio

Consultor Roberto Tadeu Noritomi

8/dez Consultoria de Política Urbana – SGP.51

Consultoria da Área Social – SGP.52

Consultoria de Administração Pública, Transporte e Atividade Econômica – SGP.53

Consultor Carlos Minoru Morinaga

Consultora Mônica Lilia Vigna Silva Grippo

Consultor José Guimar Cocco Junior

Eventos já realizados:

I. Apresentação do GEOSAMPA


Objetivos: Apresentação geral do GEOSAMPA como ferramenta de pesquisa de informações geográficas e geoespaciais. O GEOSAMPA é uma ferramenta desenvolvida pela Prefeitura do Município de São Paulo, que permite a realização da pesquisa de dados, mapas, imagens, bem como o seu download, constituindo instrumento de grande utilidade aos funcionários da Casa e ao público em geral.

Diretor Responsável: Christy Ganzert Pato

Público Alvo: Servidores públicos, estudantes e munícipes interessados.

Carga Horária: 2h

Programação:

Data Hora Local Tema Palestrantes
17/nov 15h – 17h Plenário 1º de Maio Apresentação Geosampa Engenheiro Sílvio Cesar Lima Ribeiro – DEINFO/SMDU

Geóloga Luciana Pascarelli Santos – DEINFO/SMDU

Palestrantes:

Sílvio Cesar Lima Ribeiro: Possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é engenheiro agrimensor da Prefeitura do Município de São Paulo. Tem experiência na área de Geoprocessamento, com ênfase em Sistemas de Informação Geográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital, sensoriamento remoto e modelos digitais do terreno. (CV Lattes)

Luciana Pascarelli Santos: Possui graduação em Geologia – Bacharelado pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (2004).  Na área acadêmica, dedicou-se à Geotectônica com ênfase em geotermobarometria, pelos estudos da evolução da nappe aiuruoca-andrelândia (MG). Em 2005, passou a atuar na Prefeitura de São Paulo, desenvolvendo trabalhos de monitoramento de áreas de risco geológico de áreas de ocupação subnormal. Foi gerente do grupo de risco geológico na Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, no período de 2008 a 2013. (CV Lattes)