Objetivos: Com base em experiência realizada junto a jovens nas periferias de São Paulo desde 2009, trazer para Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer, o curso que formou mais de 90 turmas e cerca de 10 mil pessoas em nove anos de atividades. O curso tem como objetivo discutir os conceitos de democracia, cidadania e a organização do Estado no Brasil com ênfase em exemplos e discussões que sejam aplicados à nossa realidade municipal.
Diretor Responsável: Ilza Jorge
Coordenação: Humberto Dantas
Público Alvo: Jovens estudantes do Ensino Médio, universitários, cidadãos em geral, servidores públicos, conselheiros e membros da sociedade civil organizada.
Vagas: 60
Carga Horária: 9 horas
Inscrições: Encerradas.
Programação:
Data/Hora | Sala | Palestrante | Tema |
3/out (19h -22h) | Aud. Prestes Maia (1º andar) | Bruno Souza da Silva | Democracia e realidade política |
4/out (19h -22h) | Aud. Prestes Maia (1º andar) | Bruno Souza da Silva | Cidadania e conquista de direitos |
5/out (19h -22h) | Sala Sérgio Vieira de Mello (1º SS) | Mônica Sodré | Estrutura do Estado no Brasil |
Palestrantes:
Bruno Souza da Silva – bacharel em ciências sociais, com mestrado em ciência política pela Unesp e doutorando pela Unicamp. Professor com experiência em cursos livres de formação política;
Mônica Sodré – bacharel em ciência sociais e mestre em ciência política pela UFScar, com doutorado em Relações Internacionais na USP. Professora com experiência em cursos livres de formação política;
Bibliografia:
DANTAS, H. O jovem e a educação política – ampliando análises e ações. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, janeiro de 2016a.
DANTAS, H. O jovem e a educação política – aperfeiçoando análises. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2016b.
DANTAS, H. O jovem e a educação política – nova rodada de análises. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2014.
DANTAS, H. O jovem e a educação política – percepções com base em experiência. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer, Brasil em Foco, dezembro de 2013.
DANTAS, H. SCHIAVI, I. “ILP e a educação política – percepções com base em atividades de formação”. São Paulo: Assembleia Legislativa do Estadod e São Paulo. Revista do ILP, a. I, v. 1, 2015.
DANTAS, H.; CARUSO, V. “Politização nas escolas: o quanto os jovens compreendem essa demanda”. Brasília: E-legis, n. 7, p. 22-33, 2011.
DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. “Educación política como pilar de La democracia y La realidad brasileña”. In 7º Congresso Latinoamericano de Ciencia Política. Bogotá, Colômbia, 2013.
DANTAS, H.; ESTRAMANHO, R. Como a juventude se relaciona com a democracia: compreensões com base em pesquisas. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, a. XVI, v. 1, 2015.
DANTAS, H.; NASCIMENTO, A.; SILVA, B. Mapeando o que os jovens pensam sobre a política: as experiências formativas de Araraquara-SP e Suzano-SP. Belo Horizonte: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Cadernos Legislativos, n. 29, 2016.
DANTAS, H.; SOARES, A.; SOARES, M. I. L. C.; LAMARI, R E.. “Educação política em parceria: quando princípios se tornam ações”. Rio de Janeiro: Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, a. XI, v. 3, 2010.
DANTAS, Humberto. Educação política nas periferias da Grande São Paulo: percepções com base na posição de jovens de 15 a 18 anos em 2015 em ações da Fundação Konrad Adenauer. Cadernos Adenauer, Rio de Janeiro, ano XVII, n.1, março de 2016.