7, 9 e 14/11 – 16h às 19h
Silvia Aparecida Santos de Carvalho
Evento válido para pontuação de evolução funcional em SME
Objetivos: Compreender as concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa no começo do século XX que objetivaram a formação para a cidadania; Identificar as políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão; Identificar as políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico; Problematizar os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania.
Público Alvo: Professores do Ciclo de Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Educacionais.
Vagas: 150 vagas
Carga Horária: 9h
Programação:
Encontro 1: Salão Nobre
O ensino de leitura e escrita e a formação para a Cidadania: concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa;
Encontro 2: Sala Sérgio Vieira de Mello
Políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão;
Encontro 3: Sala Sérgio Vieira de Mello
Políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico; Os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania;
Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge
Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/Elio Araujo da Silva