Políticas Públicas de Alfabetização e Formação para a Cidadania

Este curso é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação

7, 9 e 14/11 – 16h às 19h

Silvia Aparecida Santos de Carvalho

Evento válido para pontuação de evolução funcional em SME

Objetivos: Compreender as concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa no começo do século XX que objetivaram a formação para a cidadania; Identificar as políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão; Identificar as políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico; Problematizar os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania.

Público Alvo: Professores do Ciclo de Alfabetização, Coordenadores Pedagógicos, Gestores Educacionais.

Vagas: 150 vagas

Carga Horária: 9h

Programação: 

Encontro 1: Salão Nobre

O ensino de leitura e escrita e a formação para a Cidadania: concepções teórico-metodológicas e projetos político-educacionais em disputa;

Encontro 2: Sala Sérgio Vieira de Mello

Políticas públicas de alfabetização, implementadas no governo militar e as concepções de ensino baseadas no Período Preparatório e Verificação da Prontidão;

Encontro 3:  Sala Sérgio Vieira de Mello

Políticas públicas implementadas no período de abertura política e as concepções de ensino baseadas na teoria construtivista e no interacionismo linguístico; Os desafios atuais da alfabetização como via de formação para a cidadania;

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge       

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/Elio Araujo da Silva

Inscrições Encerradas