Para certificação, os participantes do curso deverão realizar a atividade final:
Atividade de Escuta de Crianças
- Preencher o formulário: https://forms.gle/dAGECyofaARSQJwa7
- Subir, no campo indicado no formulário, a descrição da atividade, podendo ser fotos, texto ou vídeo.
Curso de Extensão Universitária (20h)
Módulo 1 – Princípios e conceitos da escuta e participação infantil
Coordenadora do Curso: Prof Dra Bárbara Popp
Justificativa: Nos últimos anos, os normativos legais em todas as esferas tem previsto a escuta e participação infantil. No município de São Paulo, o Plano Municipal da Primeira Infância, aprovado em 2018, prevê, inclusive, a escuta de crianças pequenas nos vários processos e políticas que impactam diretamente as suas vidas. Sabemos, no entanto, que ainda são poucas as organizações e as políticas que efetivamente promovem escuta e participação infantil.
Objetivo: Propiciar aos participantes conceitos básicos sobre escuta e participação infantil, os marcos legais dessa participação e exemplos práticos no Brasil e no mundo de como realizar escuta de crianças.
Carga horária: 20 horas dividas em 7 encontros online de 2 horas cada (somando 14h) e 6h de trabalho pessoal (leituras obrigatórias, resolução de questionários e elaboração e aplicação da atividade final
O curso será realizado pela plataforma ZOOM
Inscrições: encerradas
Programação
09/11 – 15h às 17h – Aula 1: A importância da participação infantil
Palestrante: Bárbara Popp
- Abertura da discussão teórica: Escada da Participação de Hart
- Exercício prático: em qual degrau da escada cada experiência se encontra?
- Leis e Marcos que tratam da participação infantil: ECA, Marco Legal da Primeira Infância, Resolução CONANDA, ONU
Texto de apoio:
Convenção sobre os Direitos das Crianças: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
Texto complementar:
Children’s participation: from tokenism to citizenship: https://www.unicef-irc.org/publications/pdf/childrens_participation.pdf
11/11 – 15h às 17h – Aula 2: Princípios e Conceitos de participação infantil
Palestrantes: Bárbara Popp; Adriana Friedmann
- Teorias de participação infantil: Sarmento e Hart
- Princípios da escuta: Adriana Friedmann
Texto de apoio: https://www.academia.edu/36620560/Protagonismo_infantil
16/11 – 15h às 17h – Aula 3 – Infâncias e Crianças
Palestrantes: Bárbara Popp; Camila Breitenvieser; Tatiana Waldman
- Ouvir qual criança e qual infância: exemplos de escuta de crianças no Brasil
- Ouvir as diferentes infâncias: crianças da periferia, em situação de rua, migrantes, indígenas, quilombolas
- O que dizem as diferentes crianças?
Texto de apoio: https://educacaoeterritorio.org.br/reportagens/o-olhar-das-criancas-para-o-territorio-como-ampliar-escutas/
18/11 – 15h às 17h – Aula 4 – Experiências de participação infantil no cotidiano
Palestrantes: Bárbara Popp; Luana Pereira
- Como a escuta e a participação infantil estão presentes no cotidiano das crianças, famílias e educadores
- Expressões da Infância: Levindo Diniz Carvalho (UFMG)
- Exemplos de participação infantil no cotidiano
- Proposta de atividade final
23/11 – 15h às 17h – Aula 5 – Metodologias de Participação
Palestrante: Bárbara Popp
- Etapas de escuta
- Aprofundamento nas etapas da participação infantil: Escuta e registro
- Orientação para exercício prático de escuta
25/11 – 15h às 17h – Aula 6 – Compartilhamento da atividade (parte 1)
Palestrante: Bárbara Popp
- Etapas da participação infantil: negociação e implementação (de forma mais superficial)
30/11 – 15h às 17h – Aula 7 – Troca de experiências de participação infantil
Palestrante: Bárbara Popp
- Dia dedicado ao compartilhamento de experiências, vivências e reflexões possíveis a partir do exercício prático de escuta passado na aula 5 e realizado pelos participantes (parte 2)
- Avaliação do curso
ATENÇÃO
- Com certificação para as pessoas inscritas, presença mínima de 70% e entrega de atividade final, SOMENTE ÀQUELES QUE FIZERAM A INSCRIÇÃO VIA PLATAFORMA SYMPLA.