Resultados do primeiro ciclo de fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa: conhecimento e dados abertos aplicados ao desafio da educação pública municipal
Coordenadores:
Prof. Dr. Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento
Profa. Dra. Ananda Grinkaut – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Profa. Mariana Alcalay – UNESCO
No biênio 2019-2020, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo estruturaram e financiaram o 1° Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa. A partir de um convite à comunidade acadêmica, mobilizado mediante Edital específico, foram apresentados quatro temas prioritários de pesquisa: 1) a ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino – RME; 2) a avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais; 3) a frequência na recuperação paralela e seus impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes; e 4) as políticas de valorização profissional e de enfrentamento à evasão e ao absenteísmo docente na RME.
Durante a primeira etapa de seleção deste 1º Ciclo de Fomento, 30 grupos de pesquisa apresentaram suas propostas. As instituições selecionadas pelo comitê composto por representantes da SME e da UNESCO para receber o financiamento foram: Fundação Carlos Chagas (para os temas de recuperação paralela e de evasão e absenteísmo docente), Instituto Singularidades (avaliação do aprendizado) e Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID (educação integral).
Concluídas as pesquisas e considerando suas importantes contribuições para a melhoria da educação pública municipal, estavam previstos seminários presenciais entre os pesquisadores, gestores educacionais e educadores para debater os resultados. Por causa da pandemia do Coronavírus, esses encontros serão virtuais, por meio de quatro seminários temáticos realizados pela Escola do Parlamento, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, a UNESCO e a Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais – REIPPE.
Objetivos:
– Conhecer o processo de investigação e os resultados alcançados pelas quatro pesquisas financiadas a partir do 1º Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa da SME-SP;
– Analisar, compreender e interpretar as contribuições das quatro pesquisas finalizadas para a melhoria dos diferentes aspectos relativos à qualidade da educação pública municipal;
– Interagir e dialogar com pesquisadoras e pesquisadores do campo da Educação e com gestores educacionais a partir da produção qualificada do campo sobre os desafios da rede municipal de São Paulo..
Público Alvo:
Educadores e Educadoras, profissionais que atuam no campo da pesquisa em educação e em políticas públicas, estudantes de licenciatura e público em geral.
Vagas: 800
〉〉〉 ACESSE AQUI 〈〈〈
Publicação dos Resultados do 1º Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa
ATENÇÃO:
Ao final de cada seminário, será disponibilizado um questionário de reação àqueles que fizerem a inscrição pela plataforma Sympla. Os participantes que responderem ao questionário farão jus ao certificado de participação.
Inscrições: serão independentes para cada seminário – localize os links abaixo na programação
Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook
Programação:
DATA | TEMA DO SEMINÁRIO |
06/10/2020
15h às 17h |
Avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais Instituição Responsável: Instituto Singularidades |
Palestrantes:
Herik Rafael de Oliveira Rejane Aquino |
|
Comentarista da área técnica de SME:
Claudio Maroja ou Thiago Ferreira Costa (Núcleo Técnico de Avaliação – Coordenadoria Pedagógica – SME) |
|
Debatedores(as):
Carlos Henriquez Calderon (LLECE, UNESCO/Santiago) Adolfo Ignacio Calderon (PUC/Campinas) |
|
INSCRIÇÕES: ENCERRADAS |
DATA | TEMA DO SEMINÁRIO |
13/10/2020
15h às 17h |
Ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino Instituição Responsável: Universidade Cidade de São Paulo – Unicid |
Palestrantes:
Vanda Mendes Ribeiro (UNICID) Alexsandro Santos (Escola do Parlamento/UNICID) |
|
Comentarista da área técnica de SME:
Paula Leocádia Pinheiro Custódio e Roberta Guasti de Paula e Silva Claussen (Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral – SME) |
|
Debatedores(as):
Daniele Kowalewski (FEUSP) Graciela Faybero (Diretora de Educação Inicial e Primária – Uruguai) |
|
INSCRIÇÕES: ENCERRADAS |
DATA | TEMA DO SEMINÁRIO |
20/10/2020
15h às 17h30 |
Valorização profissional, evasão e absenteísmo docente na RME Instituição Responsável: Fundação Carlos Chagas |
Palestrantes:
Fabiana Fernandes Raquel da Cunha Valle |
|
Comentarista da área técnica de SME:
André Machado Sanches (Divisão de Informações Educacionais – SME) |
|
Debatedores(as):
Carlos Vargas Tamez Lucas Ambrozio Lopes da Silva (Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão – COGEP/SG)
|
|
INSCRIÇÕES: ENCERRADAS |
DATA | TEMA DO SEMINÁRIO |
27/10/2020
15h às 17h30 |
Recuperação paralela: impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes
Instituição Responsável: Fundação Carlos Chagas |
Palestrantes:
Adriana Bauer Glaucia T. F. Novaes |
|
Comentarista da área técnica de SME:
Heloísa Maria de Morais Giannichi (Divisão de Ensino Fundamental e Médio – Coordenadoria Pedagógia – SME) |
|
Debatedores(as):
Susan Quiles Quisbert Maria de Fátima M. de Lima (PUC-Rio/REIPPE) |
|
INSCRIÇÕES: ENCERRADAS Reveja o Seminário Clicando AQUI Apresentação das Palestrantes (FCC) Questionário de Avaliação (somente para os inscritos via Sympla) |