Seminários Educação em Pesquisa

Resultados do primeiro ciclo de fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa: conhecimento e dados abertos aplicados ao desafio da educação pública municipal

Coordenadores:
Prof. Dr. Alexsandro Santos – Diretor-presidente da Escola do Parlamento
Profa. Dra. Ananda Grinkaut – Secretaria Municipal de Educação de São Paulo
Profa. Mariana Alcalay – UNESCO

 

No biênio 2019-2020, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – UNESCO e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo estruturaram e financiaram o 1° Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa. A partir de um convite à comunidade acadêmica, mobilizado mediante Edital específico, foram apresentados quatro temas prioritários de pesquisa: 1) a ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino – RME; 2) a avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais; 3) a frequência na recuperação paralela e seus impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes; e 4) as políticas de valorização profissional e de enfrentamento à evasão e ao absenteísmo docente na RME.

Durante a primeira etapa de seleção deste 1º Ciclo de Fomento, 30 grupos de pesquisa apresentaram suas propostas. As instituições selecionadas pelo comitê composto por representantes da SME e da UNESCO para receber o financiamento foram: Fundação Carlos Chagas (para os temas de recuperação paralela e de evasão e absenteísmo docente), Instituto Singularidades (avaliação do aprendizado) e Universidade da Cidade de São Paulo – UNICID (educação integral).

Concluídas as pesquisas e considerando suas importantes contribuições para a melhoria da educação pública municipal, estavam previstos seminários presenciais entre os pesquisadores, gestores educacionais e educadores para debater os resultados. Por causa da pandemia do Coronavírus, esses encontros serão virtuais, por meio de quatro seminários temáticos realizados pela Escola do Parlamento, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, a UNESCO e a Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais – REIPPE.

Objetivos:

–  Conhecer o processo de investigação e os resultados alcançados pelas quatro pesquisas financiadas a partir do 1º Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa da SME-SP;

– Analisar, compreender e interpretar as contribuições das quatro pesquisas finalizadas para a melhoria dos diferentes aspectos relativos à qualidade da educação pública municipal;

– Interagir e dialogar com pesquisadoras e pesquisadores do campo da Educação e com gestores educacionais a partir da produção qualificada do campo sobre os desafios da rede municipal de São Paulo..

Público Alvo:

Educadores e Educadoras, profissionais que atuam no campo da pesquisa em educação e em políticas públicas, estudantes de licenciatura e público em geral.

Vagas: 800

〉〉〉 ACESSE AQUI 〈〈〈
Publicação dos Resultados do 1º Ciclo de Fomento do Programa de Cooperação em Pesquisa


ATENÇÃO:

Ao final de cada seminário, será disponibilizado um questionário de reação àqueles que fizerem a inscrição pela plataforma Sympla. Os participantes que responderem ao questionário farão jus ao certificado de participação.

Inscrições: serão independentes para cada seminário – localize os links abaixo na programação

Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook


Programação:

DATA TEMA DO SEMINÁRIO
06/10/2020

15h às 17h

Avaliação do aprendizado no cotidiano das escolas municipais
Instituição Responsável: Instituto Singularidades
Palestrantes:

Herik Rafael de Oliveira

Rejane Aquino

Comentarista da área técnica de SME:

Claudio Maroja ou Thiago Ferreira Costa (Núcleo Técnico de Avaliação – Coordenadoria Pedagógica – SME)

Debatedores(as):

Carlos Henriquez Calderon (LLECE, UNESCO/Santiago)

Adolfo Ignacio Calderon (PUC/Campinas)

 INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
Reveja o Seminário Clicando AQUI
Apresentação dos palestrantes (Instituto Singularidades
Questionário de Avaliação (somente para os inscritos via Sympla)

 

DATA TEMA DO SEMINÁRIO
13/10/2020

15h às 17h

Ampliação da jornada e a educação integral na Rede Municipal de Ensino
Instituição Responsável: Universidade Cidade de São Paulo – Unicid
Palestrantes:

Vanda Mendes Ribeiro (UNICID)

Alexsandro Santos (Escola do Parlamento/UNICID)

Comentarista da área técnica de SME:

Paula Leocádia Pinheiro Custódio e Roberta Guasti de Paula e Silva Claussen (Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados e Educação Integral – SME) 

Debatedores(as):

Daniele Kowalewski (FEUSP)

Graciela Faybero (Diretora de Educação Inicial e Primária – Uruguai)

 INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
Reveja o Seminário Clicando AQUI
Apresentação dos palestrantes (UNICID)
Questionário de Avaliação (somente para os inscritos via Sympla)

 

DATA TEMA DO SEMINÁRIO
20/10/2020

15h às 17h30

Valorização profissional, evasão e absenteísmo docente na RME
Instituição Responsável: Fundação Carlos Chagas
Palestrantes:

Fabiana Fernandes

Raquel da Cunha Valle

Comentarista da área técnica de SME:

André Machado Sanches (Divisão de Informações Educacionais – SME) 

Debatedores(as):

Carlos Vargas Tamez

Lucas Ambrozio Lopes da Silva (Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Gestão – COGEP/SG) 

 INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
Reveja o Seminário Clicando AQUI
Apresentação das palestrantes (FCC)
Questionário de Avaliação (somente para os inscritos via Sympla)

 

DATA TEMA DO SEMINÁRIO
27/10/2020

15h às 17h30

Recuperação paralela: impactos na permanência escolar e na aprendizagem dos estudantes

Instituição Responsável: Fundação Carlos Chagas

Palestrantes:

Adriana Bauer

Glaucia T. F. Novaes

Comentarista da área técnica de SME:

Heloísa Maria de Morais Giannichi (Divisão de Ensino Fundamental e Médio – Coordenadoria Pedagógia – SME) 

Debatedores(as):

Susan Quiles Quisbert

Maria de Fátima M. de Lima (PUC-Rio/REIPPE) 

INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
Reveja o Seminário Clicando AQUI
Apresentação das Palestrantes (FCC)
Questionário de Avaliação
 (somente para os inscritos via Sympla)