Curso de Extensão | Educação para as Mídias e Qualidade da Democracia no Brasil

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CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Profa. Responsável: Dra. Rosemary Segurado

 

Ementa:

O curso abordará o papel da educação midiática e das estratégias informativas para a formação de indivíduos críticos e reflexivos. Será analisado o fenômeno da desinformação a partir da análise do processo de produção e disseminação de notícias falsas, fraudulentas e enganosas que, cada vez mais, circulam em uma sociedade interconectada pelas redes digitais.

O debate em torno das fake news, desinformação e pós-verdade é fundamental, considerando a importância de se compreender as diferentes interpretações desse fenômeno e os impactos na configuração da opinião pública.

Analisaremos a dieta informacional, a desordem informacional e os impactos da desinformação na política, na ciência e nas dimensões sociais da vida cotidiana, tendo em vista o papel crescente desse fenômeno e seus desdobramentos.

Serão analisadas as ferramentas e iniciativas de educação midiática e o papel da checagem de fatos no enfrentamento ao processo desinformativo. Abordaremos a importância da análise crítica dos fluxos informacionais que circulam através das plataformas midiáticas, enfatizando a necessidade de se debater o papel ético da informação na sociedade democrática.

 

Objetivos:

  • A disciplina terá por objetivo analisar as diferentes abordagens conceituais sobre fake news, desinformação e pós-verdade
  • Analisar os impactos das fake news e da desinformação na configuração da opinião pública e nos processos políticos e sociais
  • Abordar o papel da educação midiática e da checagem de fatos no enfrentamento da desinformação

 

Metodologia:

Aula expositivas e diálogos em ambiente remoto.

 

Avaliação:

A avaliação será realizada após o término das aulas por meio de uma prova contendo 10 (dez) questões de múltipla escolha sobre os temas abordados durante o curso. Lembramos que somente os alunos que obtiverem presença de ao menos 70% terão direito a responder ao questionário de avaliação de conteúdo.

 

Previsão de Oferta do Curso:

16-18-23-25 e 30 de novembro
02 e 07 de dezembro

Terças e Quintas, das 14h às 16h

 

Programação:

AULA 1 – Introdução ao conteúdo do curso e apresentação do debate sobre a educação para as mídias na sociedade democrática

AGUADED, Ignacio et al, Currículo Alfamed de formação de professores em educação midiática AMI (Alfabetização midiática e informacional) na era pós-COVID-19, São Paulo: Palavra Aberta, 2020
Páginas: 20 a 22; 39 a 44; 49 a 50 e 107 a 119

Reveja AQUI a aula do dia 16/11

 

AULA 2 – Conceitos e definições de fake news, desinformação e pós-verdade

DELMAZO, C. & VALENTE, J. (2018). Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo18 (32), 155-169. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5682 

COMITÊ GESTOR DA INTERNET, Internet, Desinformação e Democracia
https://www.cgi.br/media/docs/publicacoes/4/20200327181716/relatorio_internet_desinformacao_e_democracia.pdf

Reveja AQUI a aula do dia 18/11

AULA 3 – Verdade factual: diferenciar fatos e opiniões para garantir a transparência do debate social e político

BUCCI, Eugênio, Existe democracia sem verdade factual?  Barueri: Estação das Letras, 2019 (p. 29 a 56)

Complementar:

ARENDT, H., Verdade e Política, News York:  The New Yorker, 1967

Reveja AQUI a aula do dia 23/11

AULA 4 – Negacionismo e anticientificismo

CARVALHO, Priscila Ramos; CASTRO, Paulo César; SCHNEIDER, Marco André Feldman. Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro in: em questão, v.27, n.3, jul./set. 2021Link de acesso:
https://www.seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/106529/61423

Reveja AQUI a aula do dia 25/11
 

AULA 5 – Educação para as Mídias e checagem

FERRARI, Pollyana, Panorama da educação midiática em tempos de fake news: os Recursos Educacionais Abertos como boas práticas de literacia in: Questões Transversais – Revista de Epistemologias da Comunicação, Vol. 8, nº 16, julho-dezembro/2020, acesso em:
http://revistas.unisinos.br/index.php/questoes/article/view/18583

CONCEIÇÃO, Desirèe L. L.; SEGURADO, Rosemary. Fact-checking: uma análise da checagem de informação política do projeto Truco! In: Estudos de Sociologia v. 25 n. 48 (2020): Dossiê: Sociologia digital: tópicos e abordagens teórico-metodológicas da pesquisa social no século XXI, acesso em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/issue/view/793

Reveja AQUI a aula do dia 30/11

AULA 6 – Fake News e desinformação em eleições e processos políticos: impactos na democracia

MELO, P.C., A máquina do ódio – Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital, São Paulo: Companhia das Letras, 2020 (cap. 1, 2 e 3)

Reveja AQUI a aula do dia 02/12

AULA 7 – A desinformação e as fake news: impactos nas sociedades democráticas

RECUERO, R., #FraudenasUrnas: estratégias discursivas de desinformação no Twitter nas eleições 2018 in Revista Brasileira de Linguística Aplicada 2020

Reveja AQUI a aula do dia 07/12

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Referências

ALLCOTT, H., & GENTZKOW, M. (2017). Social media and fake news in the 2016 election. Journal of Economic Perspectives, vol 31(2), 211-236.

ALMEIDA, Raquel de Q. Fake news: arma potente na batalha de narrativas das eleições 2018 in Cienc. Cult. vol.70 no.2 São Paulo Apr./June 2018

BUCCI, Eugênio. Existe democracia sem verdade factual? Barueri: Estação das Letras, 2019 (p. 29 a 56)

CRUZ, Francisco Brito. Fake News definem uma eleição? In: BARBOSA, Mariana (org.) Pós-verdade e Fake News – reflexões sobre a guerra de narrativas, Rio de Janeiro: Cobogó, 2019

CESARINO, Letícia. Como vencer as eleições em sair de casa, in: Internet e Sociedade, n. 1 ⁄ v. 1 ⁄ fevereiro de 2020, páginas 91 a 120

DELMAZO, C. & Valente, J. (2018). Fake news nas redes sociais online: propagação e reações à desinformação em busca de cliques. Media & Jornalismo18(32), 155-169. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/5682 (acesso em 13 de novembro 2018).

EMPOLI, Giuliano Da. Os engenheiros do caos – como as fake news, as teorias da conspiração e o algoritmo estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições, São Paulo: Vestígio. 2019 (P. 67 a 90)

INTERVOZES, Desinformação: ameaça ao direito à comunicação muito além das Fake News, 2019

MELO, P.C., A máquina do ódio – Notas de uma repórter sobre fake news e violência digital, São Paulo: Companhia das Letras, 2020

SCOFIELD JR. Gilberto, Desconstruindo as fake news: o trabalho das agências de fact-checking in: BARBOSA, Mariana (Org.), Pós-verdade e fake news – reflexões sobre a guerra de narrativas, Rio de Janeiro: Cobogó, 2019

TANDOC, E. C., LIM, Z. W. & LING, R. (2017). Defining “Fake News”. A typology of scholarly definitions. Digital Journalism6(2), 137-153. DOI: 10.1080/21670811.2017.1360143 [online]. Disponível em:
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/21670811.2017.1360143?journalCode=rdij20 (acesso em 5 de setembro 2018).

WARDLE, C. (2017, fevereiro 16). Fake News. It’s complicated. First Draft. Disponível em: https://medium.com/1st-draft/fake-news-its-complicated-d0f773766c79 (acesso em 5 de setembro 2018).

Documentários

AMER, Karim; NOUIAIM, Jehane, Hackeando a democracia, 2019

HUCHON, Thomas, Driblando a democracia, 2018

ORLOWSKI, Jeff, Dilemas das redes, 2020

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ATENÇÃO:

Usaremos a plataforma Zoom para o Curso.
Teremos também transmissão online simultânea pelo Canal da Escola do Parlamento no YouTube mas para registrar presença e garantir posterior certificação você deve acompanhar a aula pelo Zoom.