1. DIRETOR RESPONSÁVEL: Alexsandro do Nascimento Santos
2. COORDENAÇÃO:
Prof. Dr. Humberto Dantas de Mizuca (FESP-SP)
Prof. Dr. Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)
3. NATUREZA DO EVENTO (curso, seminário, ciclo de palestras ou outro):
Seminário
4. JUSTIFICATIVA:
O Poder Legislativo brasileiro experimentou, ao longo da história do país, distintas funções e um maior ou menor protagonismo que variou de acordo com o ritmo da democracia e dos desenhos institucionais da nação. Recentemente, faz cerca de 30 anos, casas dessa natureza, a despeito da esfera de poder, têm assumido uma responsabilidade absolutamente central na realidade da educação. A criação de escolas do parlamento, ou escolas do legislativo tem garantido o desenvolvimento de conteúdos, debates e ações fundamentais ao amadurecimento político democrático do Brasil. Na capital paulista, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal completa 10 anos e se consolida como espaço para o pensar democrático e plural, com foco central nos desafios de uma cidade que possui a dimensão e a complexidade de um país.
A Ciência Política, por sua vez, tem buscado se consolidar como um campo de conhecimento capaz de compreender de forma consistente a realidade institucional de diferentes sociedades, em perspectiva histórica e conjuntural. Na FESP-SP, em 2013 foi criada uma pós-graduação especificamente nesse campo, com o intuito de aprimorar debates fundamentais sobre a democracia, suas organizações e desafios. E desde então, ininterruptamente, tem formado a cada semestre participantes que contribuem para a educação, o jornalismo, a advocacia, as relações governamentais etc.
São essas realidades que buscamos reunir, simbolicamente, no seminário “Pesquisa em Ciência Política: Resultados, Debates e Perspectivas”, que marca o lançamento do 13° número da Revista Parlamento e Sociedade, editada pela Escola do Parlamento. O número traz artigos oriundos dos trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Como organizações parceiras em ações educativas, a Câmara Municipal de São Paulo e a Fundação Escola de Sociologia e Política se reúnem para espelhar parte da complexidade dos desafios da ciência política e do debate democrático num espaço simbolizado por uma revista acadêmica de uma escola do Legislativo.
5. OBJETIVOS
Espera-se que durante a realização do seminário, os participantes possam:
- Mobilizar a reflexão crítica sobre a agenda de pesquisa da Ciência Política em suas múltiplas dimensões epistemológicas e abordagens metodológicas.
- Disseminar, de forma qualificada, resultados de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação, no campo da Ciência Política.
6. EMENTA
– Processo Eleitoral Brasileiro e eleições de 2018
– Presidencialismo de/sem coalizão no primeiro ano do governo Bolsonaro
– Poder Legislativo, sociedade civil e lobby
– Política, Gênero e Sindicalismo
– Teoria Política: Revisitando “O Federalista”
– Legitimidade, Democracia e o caso do Governo Chinês
METODOLOGIA
Seminário de 2h00 de duração, com exposição dos pesquisadores e pesquisadoras que escreveram os artigos para o número da revista.
PÚBLICO ALVO
Estudantes e pesquisadores das ciências sociais, cientistas políticos, gestores públicos, jornalistas do campo da política e interessados em geral.
VAGAS: 500
FREQUÊNCIA: 100%
PROGRAMAÇÃO E CONVIDADOS:
Data e Horário |
Título da Sessão de Diálogo |
Convidados |
17/05/2021 18h30 às 19h30 |
MESA 1 – Aspectos Gerais da Ciência Política |
– Garcia/Renato – Isis/Grazi – Diego/Gallo -Vinicius/Suhayla |
17/05/2021 19h30 às 20h30 |
MESA 2 – Eleições 2018 e Estudos na Ciência Política |
– Carani/Hilton – Bianca/Tathi – Luiz/Joyce |