Tempo Escolar e Pandemia de Covid-19 na América Latina

Seminário Avançado com o Prof. Dr. Sérgio Martinic (Univ. de Aysén – Chile)

(Parceria Escola do Parlamento e a Unicid)

DIRETOR RESPONSÁVEL: Alexsandro Santos

COORDENAÇÃO:

Prof. Roberto Gimenez (Unicid)

Profa. Sandra Lucia Ferreira (Unicid)

O ano de 2020 foi marcado pelo advento da Pandemia de Covid-19. No mundo inteiro, as sociedades precisaram enfrentar os desafios e problemas em, pelo menos, dois níveis: a) aqueles relativos às características e contornos específicos da crise sanitária e de saúde e b) aqueles relativos às múltiplas e diversificadas implicações das restrições impostas pelo combate à pandemia nos outros campos da vida social.

Nessa conjuntura, a garantia do direito humano à educação e à escolarização se apresentou como uma demanda prioritária e complexa para todas as nações. Continuar assegurando a continuidade das práticas educativas na interação com as restrições impostas por estratégias de distanciamento/isolamento social e de fechamento de espaços públicos (como a Escola) exigiu dos governos a formulação e implementação de políticas educacionais diversificadas e capazes de lidar com novas variáveis.

Esse movimento, entretanto, acontece sempre numa relação de força com os aspectos próprios da cultura escolar (materialidades, organização dos tempos, rituais da relação pedagógica entre professores e estudantes, entre outras coisas). Analisar e compreender como a realidade imposta para o trabalho educativo no contexto da Covid-19 produziu deslocamentos, modificações e/ou inovações na experiência e na gestão do tempo escolar é a proposta deste Seminário Avançado, realizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicid e a Escola do Parlamento.

 

OBJETIVOS

Espera-se que, ao final das atividades previstas nessa iniciativa, os participantes tenham ampliado sua capacidade de:

  1. Identificar, analisar e compreender as implicações das políticas educacionais assumidas nos países da América Latina para o enfrentamento da Pandemia de Covid-19 na experiência social e na gestão do tempo escolar.
  2. Refletir sobre a realidade experimentada nas escolas brasileiras no enfrentamento da Pandemia de Covid-19 a partir do diálogo com a sistematização de experiências latino-americanas.

EMENTA

Políticas Educacionais

Enfrentamento à Pandemia de COVID-19

Cultura Escolar

Tempo Escolar

 

METODOLOGIA

  • Seminário em sessão única, com 2h de duração, organizado em forma de conferência, seguida de rodada de perguntas por parte do público e da mediação.

PÚBLICO ALVO: Público em geral

VAGAS: 500

Programação: Em breve

Inscrições: clique aqui