LAB HOMEM NEGRO

O QUE É?

O LAB HOMEM NEGRO é um curso livre de formação política, oferecido pelo HONEPO (Homens Negros na Política),  para homens negros. Ele é composto de 3 módulos (aulas teóricas, organização de atividades pelos alunos em seus territórios, em execução das atividades). O curso ocorrerá online, nos meses de Junho, Julho e Agosto de 2022 com duração de 2 horas por aula e 3 horas cada encontro final. Totalizando 28 horas.

JUSTIFICATIVA

Em 2020 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), divulgou que a população negra aumentou o seu número de candidatura nas eleições daquele ano. Apesar de ter alcançado um total de 32% dos candidatos eleitos, ficou atrás dos candidatos brancos eleitos, que chegaram a 56%.

Os dados acima apontam para o racismo institucional, uma face do sistema racista do Brasil que impede, de múltiplas maneiras, pessoas negras a ocuparem espaços de poder em instituições públicas e privadas, diminuindo assim a potência da representatividade na construção da cultura democrática em nossa sociedade.

O TSE também apontou que 28,7% dos candidatos negros nas eleições municipais de 2020 conseguiram ir para o 2º turno. Destes, apenas 10,7% eram compostos por homens negros. Isto aponta para a necessidade de apoiarmos, no nosso caso, com atividades formativas, homens negros tornar-se sujeitos de sua história.

OBJETIVO GERAL

Oferecer um curso livre para homens negros, que possibilite a organização e incidência dos mesmos na política, a fim de atenuar as desigualdades representativas e o racismo institucional, assim como criar uma rede de homens negros líderes em seus territórios.

OBJETIVOS ESPECÌFICOS

  • Oferecer, aos alunos, percurso formativo que contribuam para suas atividades políticas, através de encontros semanais com especialistas.
  • Fomentar a construção de uma rede entre os alunos através de apresentações, feitas por eles, das suas atividades territoriais
  • Auxiliar na produção de atividade política, de cunho formativa, pelos alunos em seus territórios
  • Criar uma rede de homens negros líderes em seus territórios, via HONEPO.

PÚBLICO-ALVO

O Lab Homem Negro será destinado à 100 homens negros, lideranças comunitárias das periferias do Brasil.

ACESSIBILIDADE

As aulas serão todas online, via Zoom. Será disponibilizado o Google Class Room, para acesso a textos e atividades avaliativas.

ESTRUTURA DAS AULAS LAB HOMEM NEGRO

1º MÓDULO

Aula 1Tornar-se Homem Negro

Professor: André Gomes

Data: 07/06

Duração: 2 horas

Ementa

A proposta desta aula é partir da ideia de masculinidades negras discutindo e problematizando o homem branco europeu e toda a gama de signos e sentidos que ela trás. Decolonizar a ideia de homem negro e todas as suas potências. O que é o homem negro na sociedade brasileiro e no mundo? Quais quereres e desejos atravessam o homem negro? Dado a realidade, enquanto marco a ser transgredido, o que pode vir a ser o homem negro? Estas são questões orientadoras da aula.

Encontro com os formandos

Mediador: Osmar Paulino

Data: 14/06

Duração: 2 horas

Encontro para apresentar o curso para os formandos

Aula 2Homem Negro na Economia Política

Professor: Thais de Jesus

Data: 21/06

Duração: 2 horas

Ementa

O marco do sistema econômico capitalista no mundo, trouxe graves consequências para a vida do homem negro em todo o mundo, assim como trouxe uma gama de novas maneiras do mesmo se relacionar com os emergentes espaços de produção que estavam sendo construídos ao seu redor. Em quais circuitos econômicos está inserido o homem negro contemporaneo? Quais os efeitos sociais das práticas econômicas colonial e as vigentes, hoje para o homem negro? Como pensar em economia a partir das demandas do homem negro? Estas são questões orientadoras da aula.

Aula 3O lugar do homem negro na instercsionalidade

Professor: Ana Paula Ribeiro

Data: 28/06

Duração: 2 horas

Ementa

A dinâmica de colonização e imperialismo europeu, nas Américas e em África, provocou uma série de anomalias filosóficas, econômicas e  sociais sobre as populações desses territórios. Desta maneira, a partir de violências físicas , expropriação de riquezas naturais e imposições culturais, problemas da ordem do gênero, da raça e das classes sociais foram formadas por esta dinâmica devastadora. Diante do quadro apresentado, quais são os impactos da colonização sobre o homem negro? Quais são as possibilidades de existencia do homem negro diante das lutas de intercsionalidade? Qual o lugar do homem negro na instercsionalidade? Estas são questões orientadoras da aula.

Aula 4Em defesa do homem negro no mundo do Direito

Professor: Aline Carmo

Data: 05/07

Duração: 2 horas

Ementa

A humanidade, desde seus primórdios, foi calcada a partir de tratados, tácitos ou não, que estabeleciam regras de/para o convívio social, seja qual for o modelo de sociedade empregado. Desta maneira uma infinidade de relações sociais que prejudicam a dignidade e a capacidade de autodeterminação dos homens negros são estabelecidas, contraditoriamente, a luz de todo um sistema jurídico. Qual a natureza jurídica do homem negro? Como falar em Estado Democrático de Direito no Brasil considerando o homem negro enquanto sujeito de direitos? O que deve ser o devir jurídico do homem negro? Estas são questões orientadoras da aula.

Aula 5 Impactos do racismo ambiental na vida do homem negro

Professor: Indicado pela escola do parlamento

Data: 12/07

Duração: 2 horas

Ementa:

A condição do homem negro pós abolição, em sua relação com o ambiente foi de ocupação de espaços indesejados e não planejados pela elite política e economica. A degradação ambiental decorrente da lógica capitalista, que tem como modus operandi a produção em larga escala tem explorado o ambiente ao máximo, empurrando os negros, a riscos ambientais limítrifes. Qual a relação histórica do homem negro com o ambiente? Quais os efeitos do racismo ambiental na vida do homem negro? Quais os caminhos possíveis para superar as argúrias do racismo ambiental sobre o homem negro?

Aula 6 Cultura como instrumento de revolução e o homem negro

Professor: Osmar Paulino

Data: 19/07

Duração: 2 horas

Ementa

Uma das principais estratégias do colonizador foi exterminar a cultura dos colonizados africanos. Retirando deles, assim, o ente fundamental de constituição de uma nação, a cultura, que comporta toda uma gama de imaginário através da língua, imagens, símbolos, etc. Todavia muitas manifestações culturais novas surgiram e outras foram mantidas a partir de movimentos de resistência. Em um sentido amplo, quais os efeitos da colonização para a cultura produzida pelo o homem negro? Quais os lugares de ocupados pelos homens negros na cultura brasileira atual? Como o homem negro pode pensar a cultura como um instrumento de revolução e emancipação?

Aula 7 As potências educativas do homem negro

Professor: Cleber Ribeiro

Data: 26/07

Duração: 2 horas

Ementa

Desde a invasão dos portugueses ao Brasil, a população negra nunca foi alvo de um projeto educacional que desse conta de torná-la autônoma. Isto pode ser, evidentemente, explicado pela necessidade dos portugueses de submetê-la a um sistema de exploração. Quais são os desafios presentes na trajetória educaçional do homem negro? Quais as possibilidades de futuro para o homem negro, a partir da educação? O que deve mudar na escola para que esta dialogue com as demandas por dignidade humana do homem negro? Estas serão algumas problematização da aula.

Aula 8 – Homens negros na religião

Professor: Rogério José

Data: 02/08

Duração: 2 horas

Aula 9 – Homens negros e cisgeneridade

Professor: Leonardo Peçanha

Data: 09/08

Duração: 2 horas

2º MÓDULO

Mediador: Osmar Paulino

Data: 16/08

Duração: 2 horas

Organizar atividades com os alunos em seus territórios

3º MÓDULO

Mediador: Osmar Paulino

Data: 23/08 e 10/09

Duração: 3 horas cada atividade totalizando 6 horas

Execução das atividades dos alunos em seus territórios e emissão de certificado.