Lançamento do livro “Desafios do Desenvolvimento Brasileiro pós-covid-19”

LANÇAMENTO DO LIVRO ‘DESAFIOS DO DESENVOLVIMENTO PÓS-COVID 19’

UMA PARCERIA ENTRE A ESCOLA DO PARLAMENTO E O NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS EM DEMOCRACIA, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE (NEEDS) DA UFABC

COORDENAÇÃO

Fernanda Cardoso – UFABC

Cristina Reis – UFABC

Pedro Henrique Campos – Escola do Parlamento

 

APRESENTAÇÃO

Em dezembro de 2020, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e o Núcleo de Estudos Estratégicos em Democracia, Desenvolvimento e Sustentabilidade (NEEDDS) da Universidade Federal do ABC (UFABC), em parceria que atualmente alcança seu terceiro ano, organizaram o curso de extensão universitária  “Desafios do Desenvolvimento Brasileiro Pós-Covid 19”. Nele, buscaram promover um conjunto de reflexões sobre a agenda do desenvolvimento no cenário pandêmico e pós-pandêmico e sobre suas conexões com temas incontornáveis, tais como qualidade democracia, meio ambiente e sustentabilidade, inclusão social, relações raciais de dominação, presença, participação e protagonismo dos povos indígenas no Brasil e internacionalização da economia, entre outros.

Com a recepção positiva da iniciativa, resolvem consolidar e materializar a iniciativa na forma de livro.

Clique aqui para baixar o livro

Com trabalho de edição da Pedro e João Editores, o livro “Desafios do Desenvolvimento pós-Covid-19” tem organização das Professoras Fernanda Graziella Cardoso e Cristina Fróes de Borja Reis, professoras do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas (CECS) da UFABC, introdução do Professor e Diretor da Escola do Parlamento Alexsandro Santos e está organizado nos seguintes capítulos:

Capítulo 1 – Política Econômica e Desenvolvimento Econômico no Brasil
Patrícia Helena Fernandes Cunha

Capítulo 2 – A industrialização e o desenvolvimento econômico conservador do Brasil
Ricardo Luiz Chagas Amorim

Capítulo 3 – A faceta econômica da progressão das contradições brasileiras no início do século XXI
Gabriel Almeida Antunes Rossini
Luiz Felipe Ambrozio

Capítulo 4 – COVID-19, Relações Raciais e Trabalho no Brasil
Ramatis Jacino

Capítulo 5 – O Desenvolvimento no Brasil Pós-COVID-19: por que o campo progressista nacional precisa escutar (e aprender com) os povos indígenas? 
Luís Roberto de Paula

Capítulo 6 – Meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento: desafios crescentes do século 21
Luciana Travassos

Capítulo 7 – Sustentabilidade e seus vínculos com democracia e desigualdades
Arilson Favareto

Capítulo 8 – Recuperação transformadora com igualdade e sustentabilidade: desafios e oportunidades para o Brasil em seu contexto regional 
Camila Gramkow

Capítulo 9 – A pandemia e o boom das novas tecnologias: a narrativa da tempestade perfeita em cheque
Cristina Fróes de Borja Reis

CONVIDADOS

Dra. Camila Gramkow (CEPAL)
Possui mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Economia da Mudança Climática pela Universidade de East Anglia, no Reino Unido. É Oficial de Assuntos Econômicos da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), Comissão Regional ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), onde atua com o Grande Impulso (Big Push) para a Sustentabilidade.

Prof. Dr. Ramatis Jacino (UFABC)
Possui mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2013). É professor da Universidade Federal do ABC e pós-doutorando no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Atua principalmente nos seguintes temas: negros, mercado de trabalho, abolição, população negra, exclusão, trabalho e racismo.

MEDIAÇÃO

Profa. Dra. Cristina Froes de Borja Reis (UFABC)
Possui mestrado e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professora da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, diversificação industrial, especialização em recursos naturais, cadeias globais de valor, investimento público, infra-estrutura.

Profa. Dra. Fernanda Graziella Cardoso
Possui mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP. É professora da Universidade Federal do ABC. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, história do pensamento econômico e história econômica.

PÚBLICO ALVO

Público em geral, estudantes, pesquisadores, profissionais que atuam com políticas públicas.

VAGAS: 100 vagas

CARGA HORÁRIA TOTAL: 1,5 horas.

INFRAESTRUTURA:
Plataforma remota de aprendizado (Zoom)
Transmissão online com gravação em vídeo (YouTube)

INSCRIÇÕES: ENCERRADAS

CLIQUE AQUI  para rever o evento.