PEDAGOGIAS DO SOCIAL NOS CCAS E CJS: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS

JUSTIFICATIVA:

A pedagogia social e o campo interdisciplinar da Educação Popular se configuram como uma arena importante da vida social brasileira ao longo do século XX, entregando importantes contribuições para o desenvolvimento da cidadania e para o amadurecimento da democracia brasileira. Com a consolidação do Sistema Único da Assistência Social, parte desse repertório passou a integrar e fundamentar práticas socioeducativas desenvolvidas em serviços especializados de atendimento a crianças, adolescentes e jovens, permitindo o florescimento de experiências importantes de acolhimento, suporte ao desenvolvimento integral, proteção, promoção dos direitos humanos e da cidadania desses sujeitos sociais.
A ampliação das redes socioassistenciais experimentada no Brasil, sobretudo, na primeira década do século XXI produziu um desafio importante na formação inicial e continuada dos profissionais que atuam no campo da pedagogia social, exigindo ações do poder público para sua maior qualificação. Partido dessa realidade desafiadora, a Escola do Parlamento propõe a realização deste curso.

OBJETIVO:

Discutir, analisar e tematizar a história da pedagogia social e da educação popular no Brasil, as abordagens da pedagogia social no campo socioeducativo, a caracterização e os fundamentos teóricos e metodológicos dos serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Educação Popular e Pedagogia Social no Brasil e no Mundo
  • Fundamentos Metodológicos da Educação Popular e da Pedagogia Social
  • A Pedagogia da Presença Desenvolvida por Antônio Carlos Gomes da Costa
  • O Sistema Único da Assistência Social e os Serviços Socioassistenciais para Crianças, Adolescentes e Jovens
  • Organização, Fundamentos e Práticas Socioeducativas em Centros para Criança e Adolescentes
  • Organização, Fundamentos e Práticas Socioeducativas em Centros para Juventude
  • Desafios para Profissionais que atuam em CCAs e CJs

METODOLOGIA:
Aulas expositivas, exposição dialogada, leituras orientadas, exercícios de reflexão teórica e estudos de caso, apresentação e análise de vídeos, documentos, textos legais ou mobilização de outros materiais didáticos, a critério do facilitador de aprendizagem.

PÚBLICO-ALVO:
Servidores públicos, profissionais que atuam no terceiro setor, estudantes, pesquisadores envolvidos ou interessados em aprofundar seus conhecimentos especializados e/ou desenvolver atividades no campo da pedagogia social e do trabalho socioeducativo com crianças, adolescentes e jovens.

PRESENÇA E CERTIFICAÇÃO:
Confira a “Política de controle de inscrição, frequência e certificação para cursos livres da Escola do Parlamento na modalidade não presencial”, clicando aqui

INFRAESTRUTURA
• Plataforma remota de aprendizado (Zoom)
• Transmissão online com gravação em vídeo (Youtube)

ESTRUTURA DA ATIVIDADE

7 aulas remotas, 1 por semana, sempre às sextas-feiras

Horário

Às sextas-feiras, das 14h às 16h (2 horas de duração)

Inicio 01º de abril à 27 de maio

Inscrições: Encerradas

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DOCENTE:

Carmen Silvia Righetti Nobile
Pós doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-doutorado da UNESP (Assis-SP – em andamento). Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho” – UNESP-FRANCA-SP(2016). Mestre em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina-PR (2006). Especialista em Filosofia Jurídica e Política (UEL-2012). Especialista em Marginalização na Infância e Juventude (UEL- 1996).Especialista em Serviço Social e Politica Social (Universidade Nacional de Brasília-DF – 2001). Graduada em Serviço Social pela UEL- PR (1988). Assistente social aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Professora da Disciplina: Planejamento, implementação e gestão de políticas sociais de seguridade social, no Curso de Especialização MBA  GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS E TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS, Universidade Paulista – UNIP ASSIS-SP.