Relações Raciais

Lançamento da Revista Parlamento e Sociedade 18* 

Apresentação da publicação com a presença dos autores.

Na ocasião, também será lançado o Cadernos da Escola do Parlamento* Limites da Democracia e da Participação Política no Brasil – Raça e Gênero, que traz textos reflexivos produzidos pelos concluintes do curso Raça, Gênero, Democracia e Participação Política realizado em parceria com o Geledés – Instituto da Mulher Negra** em 2020.

Público alvo:

Público em geral, estudantes, ativistas, militantes, pesquisadores, profissionais que atuam com políticas públicas.

Inscrições: encerradas

Reveja o evento clicando AQUI

* Baixe a Revista Parlamento e Sociedade 18 – Relações Raciais clicando AQUI

* Baixe o Cadernos da Escola do Parlamento – Limites da Democracia e da Participação Política no Brasil – Raça e Gênero clicando AQUI


Programação:

21/11 das 18h30 às 20h30

Palestrantes:

Sales Augusto dos Santos– Doutor em Sociologia pela UnB. Pós-doutorado pelo Department of African & African Diaspora Studies (DAADS) at the University of Wisconsin Milwaukee (UWM) e pelo Department of Africana Studies at Brown University. É Professor Visitante do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Matheus Freitas – Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB Viçosa), do Grupo de Estudos em Educação, Gênero e Raça (EDUCAGERA-UFV) e do Afirmação na Pós (Programa Ações Afirmativas na UFMG). Atua nas áreas das Ciências Sociais e Educação, com interesse nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação, movimentos sociais e ações afirmativas.

Vilma Reis – Socióloga, professora, ativista do Movimento de Mulheres Negras, defensora de Direitos Humanos e doutoranda em Estudos Étnicos e Africanos no PosAfro-UFBA.

Rosane Borges – Jornalista, pesquisadora colaboradora do Colabor (Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais), da ECA-USP. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela USP. É articulista da Revista Carta Capital Digital e do blog da Editora Boitempo, escreve regularmente nos portal de notícia “Jornalistas Livres”.

Suelaine Carneiro – Graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1992). Mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos (2015). É coordenadora da área de educação do Geledés – Instituto da Mulher Negra. Foi assessora da Relatoria Nacional do Direito Humano à Educação (Plataforma DHESCA), mandatos 2007-2010.

Moderação: Alexsandro Santos (Diretor-Presidente da Escola do Parlamento)

 


** Fundada em 30 de abril de 1988, Geledés é uma organização da sociedade civil que se posiciona em defesa de mulheres e negros por entender que esses dois segmentos sociais padecem de desvantagens e discriminações no acesso às oportunidades sociais em função do racismo e do sexismo vigente na sociedade brasileira.