Lançamento do livro – Transparência, responsabilidade e participação democrática – reflexões com base em conceitos e políticas públicas de educação, da Editora Konrad-Adenauer
Baixe gratuitamente o seu exemplar clicando na imagem ou AQUI
Com o objetivo de mostrar como as auditorias cívicas ocorrem no ambiente escolar, a obra foi organizada em 2 partes. A primeira reúne artigos de servidores da Controladoria Geral do Estado de Goiás e da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, bem como os pesquisadores da FAPEG – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás que estão envolvidos em compreender os impactos desses projetos na realidade escolar, além de demais acadêmicos convidados que, em 6 capítulos, buscam analisar as dimensões e desafios de ações dessa natureza. A segunda parte traz 6 casos de auditorias cívicas em ambiente escolar como políticas públicas espalhados pelo Brasil – em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraná, Macapá e Belo Horizonte.
Diante da relevância do tema e para disseminar, ampliar e estabelecer um compromisso a partir dos resultados apresentados, a Escola do Parlamento recebe os autores e organizadores da publicação para, em um evento único, debater as principais questões que surgiram ao longo do processo de pesquisa que resultou no livro, e definir caminhos que possam ser trilhados para estabelecer uma rede de pessoas compromissadas com o caráter técnico e pedagógico das auditorias.
Organização: Prof. Dr. Humberto Dantas
Público-alvo: Estudantes e professores, pesquisadores e ativistas do campo da Educação, gestores públicos e interessados em geral.
Evento virtual pelo Zoom com transmissão pelo YouTube.
REVEJA O SEMINÁRIO CLICANDO AQUI
Terá direito à certificação quem fizer a inscrição e acessar o link que será enviado pelo email a todos os inscritos.
Programação: 23 de agosto das 18h30 às 21h30
18h30 às 18h50 – Abertura
Henrique Ziller (organizador da obra)
Carmen Leimann-López (KAS-Brasil)
Alexsandro Santos (Escola do Parlamento)
18h50 às 20h10 – Parte 1
Aspectos estratégicos para a implementação de um projeto de auditoria cívica em escolas públicas
Mediação: Humberto Dantas (organizador da obra)
Renato Eliseu / Fernando Coelho – Gestão Pública
Marjorie Lynn – Democracia
Isabela Almeida – Comunicação
Rita de Cássia Ferreira – Educação
Gabriel Madeira / Maria Barretos – Avaliação
Diego Ramalho – Articulação Institucional
20h20 – 21h30 – Parte 2
Casos aplicados de auditoria cívica em escolas públicas
Mediação: Isabela Almeida (organizadora da obra)
Andrea Correa – Macapá (APz
Danilo Okuma / Leonardo Ferraz – Belo Horizonte (MG)
Reinaldo Feitosa – Mato Grosso do Sul (MS)
Diego Ramalho – Goiás (GO)