50 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

A atualidade de suas ideias e seu impacto na educação paulistana

 

Diretores Responsáveis: Humberto Dantas/Ilza Valéria Moreira Jorge

Coordenadores: Silvia Aparecida Santos de Carvalho/ Elio Araujo da Silva

Curso na área da Educação inserido no Programa de Capacitação de Agentes Políticos e Comunitários e de Formação para Cidadania da Escola do Parlamento da CMSP em parceria com SME e com o Instituto Paulo Freire

Objetivos: 

  • Realizar um encontro de formação sobre a atualidade do pensamento de Paulo Freire e sua presença na educação do município de São Paulo, a partir das diretrizes da política educacional da época em que foi Secretário da Educação (democratização do acesso e garantia da permanência, democratização da gestão, qualidade social da educação e educação de jovens e adultos) demonstrando, fundamentalmente, pela Pedagogia do Oprimido que o legado freiriano continua vivo e se apresenta como uma importante alternativa civilizatória às ameaças do “consenso” neoconservador. Será abordada a gênese e a evolução da formulação da obra, a trajetória de seu manuscrito, até sua consagração como um dos livros mais demandados e lidos no Planeta na área de humanas.
  • Lançar o livro Reiventando Freire: a praxis do Instituto Paulo Freire, abordando com o Instituto de cuja fundação ele participou e vem dando continuidade ao seu legado.

Serão 4 palestras seguidas de debate no período da tarde, coordenadas por educadores que participaram da gestão educacional quando Paulo Freire esteve à frente da Secretaria da Educação. À noite, teremos uma mesa redonda tratando das contribuições da Pedagogia do Oprimido, encerrando a atividade com o lançamento do livro Reinventando Freire. Será oferecido um subsídio teórico a cada participante, por meio de um caderno de formação sobre os princípios da pedagogia freiriana.

Público Alvo: Educadores, estudantes e interessados pelo tema

Vagas: 300

Carga Horária: 8 horas

Critério para Certificação: 100% de presença

29 de agosto


14h às 15h30 -Abertura – Apresentação Cultural – Auditório Freitas Nobre

50 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: a atualidade de suas ideias e seu impacto na educação paulistana


15h30 às 17h30 – Debates – Auditório Prestes Maia

Democratização do Acesso e garantia da Permanência – Profª Drª Sonia Kruppa – Professora Doutora da Faculdade de Educação da USP, coordenou pesquisa internacional sobre Avaliação Educacional, realizada em conjunto com pesquisadores da FPCE/UP/PT e da FE/UNICAMP.

Democratização da Gestão – Profª Drª Cileda dos Santos Perrellaintegrante do GEPAE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar), GEPGE (Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação) da UFSCar.

Nova Qualidade do Ensino – Profº Drº João Vanderley Geraldi (a confirmar) – professor aposentado, colaborador visitante da Univ. do Porto (Portugal), atua principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, estudos bakhtinianos e ensino de língua portuguesa.

Política de Educação de Jovens e Adultos – Profª Drª Sonia Couto – Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, membro da Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos – CNAEJA, coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire.


17h30 às 19h – Exposição

Paulo Freire – Vida e Obra – Projeto Memória – Instituto Paulo Freire


19h às 22h – Sessão Solene – Comemoração dos 50 anos da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire – Salão Nobre

Antônio Donatovereador da Câmara Municipal de São Paulo, foi Presidente da Câmara se Vereadores de São Paulo na gestão 2015-2016.

Humberto Dantas: cientista político e Diretor Presidente da Escola do Parlamento.

Ladislau Dowbor economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema “S”.

Moacir Gadotti filósofo e pedagogo, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Presidente de Honra do Instituto Paulo Freire.

José Eustáquio RomãoDiretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Nove de Julho (Uninove) onde coordena o Grupo de Pesquisas Freirianas em Educação (GRUPEFREI), Diretor fundador do Instituto Paulo Freire, onde coordena a Cátedra do Oprimido.

Nita Freire – Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Moema (1975), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade (1980) e doutorado em Educação (1994) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente se dedica a organizar, publicar e divulgar a obra de Paulo Freire, como sucessora legal do educador.

Maria Selma de Moraes Rocha (a confirmar) – diretora responsável pelo núcleo de formação da Fundação Perseu Abramo, participa do Conselho Municipal de Educação, atua como consultora e palestrante na área de políticas públicas de educação.


Inscrições: encerradas