Com a proximidade das eleições gerais de 2022, urge a necessidade da Escola do Parlamento promover eventos que, além de trazer as técnicas da Comunicação Política e Eleitoral para assessores parlamentares, estudantes e demais interessados no tema, cumpram o seu papel de debater as mais diversas questões que envolvam assuntos de interesse coletivo e que impactam no processo eleitoral, entre elas a questão das fake news e a segurança e privacidade dos dados no ambiente digital.
PÚBLICO ALVO: assessores parlamentares, estudantes e público em geral
CARGA HORÁRIA: 10 horas
CERTIFICAÇÃO: presença em pelo menos 3 dos 4 dias de seminários
VAGAS: 60 PRESENCIAIS
ATENÇÃO:
EVENTO PRESENCIAL E REMOTO
Se você escolher participar presencialmente, adquira um dos 60 ingressos disponibilizados para o EVENTO PRESENCIAL. O ingresso valerá para todos os 4 dias de seminários e você sempre deverá comparecer presencialmente para garantir o certificado.
LOCAL – Sala Tiradentes – 8º andar do prédio da Câmara Municipal de São Paulo
Viaduto Jacareí, 100 – Visualize o mapa AQUI
Lembramos a todos que as medidas de proteção contra a Covid continuam e você deverá apresentar o comprovante de vacinação para ter a entrada autorizada, além de utilizar a máscara, segundo recomendação da Prefeitura de São Paulo.
Caso prefira acompanhar online, garanta um ingresso para o EVENTO REMOTO. A aferição da presença será feita automaticamente através da plataforma Zoom.
INSCRIÇÕES: ENCERRADAS
PROGRAMAÇÃO:
07 de junho – 15h30 às 18h
PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS E SUA IMPORTÂNCIA NA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A CAMPANHA
É essencial a realização de pesquisas qualitativas para direcionamento das campanhas, assim como as pesquisas quantitativas são importantes para ter um retrato das tendências da sociedade.
RENATO DORGAN – Especialista em pesquisas qualitativas, MBA em Marketing Político e Comunicação Eleitoral, com especialização em Antropologia, é também Advogado com especialização em Direito Constitucional. Membro da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Comunicação e Marketing Político – POLITICOM
PASSO A PASSO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING POLÍTICO E ELEITORAL
Uma campanha eleitoral não deixa de ser um empreendimento ambicioso, pois num curto espaço de tempo, muitos são os recursos que precisam ser empregados para o cumprimento de diversas metas e objetivos. Num contexto onde a saturação da mensagem se fará presente (principalmente em função das redes sociais), cabe a todos nós estarmos informados para exercer o voto.
GILMAR ARRUDA – Especialista em Publicidade e Mercado, tem MBA em Gestão de Negócios, Mercados e Projetos Interativos, é Palestrante e Professor Associado de Marketing Político do Instituto Legislativo Paulista (ILP), que é o braço educacional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e de suas parceiras.
08 de junho – 15h30 às 18h
A COMUNICAÇÃO COMO EIXO CENTRAL DA CAMPANHA
Dados e pesquisas apontam que a política não gera interesse e identificação na população brasileira. As audiências de emissoras de TV caíram, em média, 33% quando o horário eleitoral gratuito entrou no ar na última eleição e mais de 90% dos brasileiros não se sentem representados pelos políticos. Em um mundo onde sobra informação e sobram conteúdos para serem consumidos, chamar a atenção do eleitor e gerar conexão com o público por meio de diferentes formatos é o desafio.
FRED PERILLO – Foi Secretário de Comunicação do Governo de Rondônia e atualmente ministra palestras e treinamentos sobre marketing político e digital. Atualmente tem se dedicado ao desenvolvimento de projetos de comunicação digital em mandatos políticos.
LUCAS PIMENTA – Jornalista, recentemente, concluiu o curso de “Política americana: opinião pública, eleições, grupos de interesse e a mídia” na universidade de Harvard. Trabalhou na comunicação do Governo do Estado de São Paulo e na Secretaria Executiva de Comunicação do município.
09 de junho – 15h30 às 18h
FAKE NEWS, DEEPFAKES E A REGULAMENTAÇÃO DAS PLATAFORMAS DIGITAIS
As redes sociais vêm se tornando o canal de informações predominante de eleitores e, ao mesmo tempo, a legislação e as autoridades não se mostram preparadas para enfrentar os desafios que acompanham isso. Além da disseminação das já conhecidas fake news, as eleições de 2022 enfrentam uma situação ainda mais delicada com o possível uso das deepfakes como uma nova ferramenta da desinformação. É importante examinar criticamente esses instrumentos para garantir a integridade do processo democrático.
MARCELLA GAMBARDELLA – Especialista em LGPD e direito digital, atua nas áreas de Direito digital, proteção de dados (LGPD e GDPR), direito regulatório e empresarial.
URSULA RIBEIRO DE ALMEIDA – Advogada, Doutora e Mestre em Direito, especialista em proteção de dados pessoais. Coordenadora do Grupo de Estudos Avançados de Processo – GEAP da Fundação Arcadas.
10 de junho – 15h30 às 18h
PRINCIPAIS TENDÊNCIAS PARA AS ELEIÇÕES DE 2022
Apontar o que está impactando o cenário político e eleitoral e discutir de forma abrangente o micro e macroambiente atual e futuro que impactam no humor do eleitorado e ajudam a polarizar ainda mais o debate político.
CILA SCHULMAN – Coordenadora de comunicação e estratégia de campanhas eleitorais desde 1988, trabalha com planejamento em comunicação, administração de crise, marketing político e público, e em estratégia para mobilização de causas.
RODRIGO GADELHA – É considerado um dos principais nomes do Mercado Digital da América Latina, com palestras no EUA, México, Uruguai, Argentina, França, Portugal e Brasil. Eleito o profissional de Social Media do Brasil do ano em 2018 e 2021 pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio eletrônico.