Políticas Educacionais e seus Processos de Implementação

Lançamento do Dossiê – Revistas Parlamento e Sociedade 2024

Edição 22 “Políticas Educacionais em Movimento: Estudos sobre Implementação”

Edição 23 “Estado, Sociedade e Processos Educativos”

 

A Câmara Municipal de São Paulo, através da Escola do Parlamento, realizará, no dia 03 de outubro, o evento Políticas Educacionais e seus Processos de Implementação.
A iniciativa vai reunir autores dos artigos das edições 22 e 23 da Revista Parlamento e Sociedade publicadas este ano e que compõem um dossiê de mesmo nome.
“Políticas Educacionais em Movimento: Estudos sobre Implementação” e “Estado, Sociedade e Processos Educativos” são o resultado de uma parceria estratégica da Escola do Parlamento com o Departamento de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), buscando fomentar e contribuir para a qualificação do debate acadêmico.
Além de trazer provocações sobre o tema, o evento objetiva aprofundar a análise crítica sobre as políticas públicas no campo da Educação e suas práticas no contexto brasileiro. Contará com uma mesa de abertura seguida de apresentações breves que os autores farão de seus respectivos artigos, dinâmica que será adotada para os dois volumes, com comentários e espaço para discussões ao final de cada uma, conforme programação que segue abaixo.

 

03 de outubro – 15h às 17h30
Auditório Prestes Maia

O evento contará também com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube

 

CERTIFICAÇÃO:

Somente com a presença aferida mediante check in na entrada da sala do evento.

 

INSCRIÇÕES: CLIQUE AQUI

 

PROGRAMAÇÃO:

Abertura Oficial
Gustavo Costa Dias
Diretor-Presidente da Escola do Parlamento e Editor Científico da Revista Parlamento e Sociedade

Apresentação do Dossiê
Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz
Membro da comissão organizadora


Apresentação dos Artigos Publicados – edição 22 Revista Parlamento e Sociedade

Implementação do Programa de Alimentação Escolar de São Paulo em Território Vulnerável na Pandemia
Regina dos Santos Costa

Programa Ensino Integral: a Percepção dos Educadores de uma Escola da Região Centro-Sul de São Paulo
Laercio Moreira

A Gestão da Participação na Educação Infantil: Aspectos da Discricionariedade da Equipe Gestora
Ana Paula Guimarães

Formação Inicial de Guardas Civis na Visão de Instrutores da Academia de Formação em Segurança Urbana
de São Paulo
Roberto de Jesus Dias

A Psicologia Vai à Escola: Aportes para a Implementação da Lei 13.935/2019
Rodrigo Toledo

Comentários
Alexsandro do Nascimento Santos
Membro da comissão organizadora


Apresentação dos Artigos Publicados – edição 23 Revista Parlamento e Sociedade

Panorama do financiamento da educação no estado de São Paulo: escolhas alocativas e governança do gasto
público entre 2013 e 2022
Lauana Simplício Pereira

Formação como possibilidade de aprimoramento profissional de dirigentes municipais de educação
Izabel Soares de Souza

A indisciplina na percepção de professores de uma escola da rede pública estadual paulista
Roberto Gimenez

Avanços legais na perspectiva das políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais
Vanize Zambom Niederauer

Ensinar com atenção ao desenvolvimento socioemocional em cursos de formação técnica: a percepção de
educadores do SENAI-SP.
Eneias Nunes da Silva

Comentários
Rodnei Pereira
Membro da comissão organizadora


Encerramento e Agradecimentos
Vanessa Ester Ferreira Nunes
Membro da comissão organizadora