COORDENAÇÃO
Gustavo Costa Dias – Escola do Parlamento
Rubem Davi Romancini – Escola do Parlamento
Ros Mari Zenha – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT
A Organização Mundial da Saúde – OMS – entende a poluição sonora como o segundo fator que mais afeta a saúde da população das grandes cidades, depois da poluição do ar.
Em recente verificação (2022) estatística na Promotoria do Meio Ambiente da Capital – PJMAC (MPSP) constatou-se que mais de 30 por cento das investigações refere-se à poluição sonora, o que representa mais de 370 inquéritos sobre o tema.
O ruído urbano é um fator de risco à saúde e, preocupados com esse desafio, a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo – CMSP, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, o Ministério Público de São Paulo – MPSP e o Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa de São Paulo – ILP/Alesp realizarão o Simpósio Poluição Sonora: Impactos do Ruído na Saúde e Conforto da População.
ESTRUTURA DA ATIVIDADE
A atividade será realizada na modalidade presencial no dia 24 de abril de 2023, das 14h00 às 21h00, no Auditório Prestes Maia (Plenarinho) do Palácio Anchieta, sede da Câmara Municipal de São Paulo.
O evento também terá transmissão simultânea no canal do YouTube da CMSP e pelo Instituto do Legislativo Paulista – ILP/Alesp.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Certificação: na modalidade presencial mediante assinatura de lista de presença; na modalidade online mediante preenchimento de formulário de reação a ser enviado por e-mail para os inscritos.
PROGRAMAÇÃO
Clique AQUI para rever o Simpósio
14h00 – Abertura
Representantes da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo + Instituto do Legislativo Paulista da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ILP Alesp + Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT
14h30 – Poluição e Incomodidade Sonora: Problema de Saúde Pública
Adelaide Cássia Nardocci – Física e Professora do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo
15h00 – Poluição e Incomodidade Sonora: Aspectos Técnicos
Marcelo Aquilino – Físico e Pesquisador do IPT
Ranny Michalski – Engenheira e Professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
15h30 – Sociedade Civil no Enfrentamento da Poluição e Incomodidade Sonora
Sergio Reze – Diretor de Relações Institucionais do Movimento Defenda São Paulo – MDSP
16h00 – Bailes de Rua e Incomodidade Sonora
Danilo Cymrot – Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo e autor do livro “O funk na batida: baile, rua e parlamento”
Meno Del Picchia – Músico e Doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo com a tese “A neblina e o fluxo: o funk nos corpos elétricos da quebrada”
16h30 – Poluição e Incomodidade Sonora: Aspectos Jurídicos
Carlota Salgueiro de Souza – Diretora Executiva do Instituto de Defesa do Consumidor – IDEC
Dr. Fernando Cesar Bolque – Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Capital – PJMAC/MPSP
17h00 – Representantes do Executivo e Legislativo Municipal e Estadual e ações no tema do Ruído e Incomodidade Sonora na Cidade de São Paulo
18h00 às 19h00 – Intervalo
19h00 – Fórum Permanente de Discussões sobre Ruído e Incomodidade Sonora na Cidade de São Paulo
Ros Mari Zenha – Geógrafa e Pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT