Educação Integral – diálogos para a construção do Projeto Político Pedagógico

Curso de Extensão fruto de parceria entre Fórum de Educação Integral para uma Cidade Educadora e Escola do Parlamento.

 

Justificativa:

A necessidade de ações formativas acerca da educação integral vem se acumulando na rede municipal de São Paulo ao longo da última década. Essa demanda orienta a diversificação das atividades formativas, fortalecendo o diálogo com os profissionais da educação envolvidos com ações da Educação Integral. Nessa perspectiva a reflexão destes conhecimentos em diferentes pontos da rede justifica a pertinência desse processo de formação. Os encontros ancoram-se na lei federal “Mais Educação Federal” – Lei 12.796/13, nos documentos municipais “Mais Educação São Paulo” – Lei 5.930/13, “Programa São Paulo Integral”- Portaria 8.003/17, na Carta das Cidades Educadoras (AICE), no Currículo da Cidade de São Paulo, Currículo Integrador da Infância Paulistana, Programa São Paulo Integral e na Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Todos os documentos citados são importantes marcos para a constituição de uma Educação Integral emancipatória, não hierarquizadora e descolonizada, e dizem respeito à cidade de São Paulo. Nesse sentido, a proposta dos Encontros do Fórum é possibilitar um espaço permanente de articulação, troca de experiências e saberes pedagógicos que contribuam para a construção de um território educativo na cidade.

 

Objetivos:

  • Constituir e fortalecer espaços de debate, formação, articulação das políticas, agentes e pesquisadores da Educação Integral e de cidade educadora no Município de São Paulo;
  • Promover o debate sobre a construção democrática dos projetos políticos pedagógicos das escolas, na perspectiva de um currículo que se volte para o desenvolvimento integral dos estudantes, da gestão democrática, do diálogo com as políticas públicas, das transformações das realidades locais para a constituição de territórios educativos por meio de audição e debate com pesquisadores à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e dos elementos que envolvem a constituição de um Território Educativo;
  • Contribuir com a discussão acerca do alcance das metas voltadas para a educação integral previstas no Plano Municipal de Educação de São Paulo e também do Plano Nacional de Educação.

 

Conteúdos e Cronograma (todos os encontros acontecem das 19h às 21h30):

1º encontro: 13 de maio de 2025

Tema: Educação Integral e a importância da formação do professor em local de trabalho

Palestrantes: A confirmar

Mediação: Yuri Scardino

2º encontro: 27 de maio de 2025

Tema: Educação Integral e o tempo de aprendizagem do estudante

Palestrantes: Carlos Eduardo Fernandes e Helena Freire

Mediação: Priscila Kodama

3º encontro: 10 de junho de 2025

Tema: Educação Integral, cultura de paz e gestão democrática

Palestrantes: Samuel Pereira e Claudio Marques da Silva

Mediador: Jamir Nogueira

4º encontro: 24 de junho de 2025

Tema: Educação Integral e a intersetorialidade

Palestrantes: João Kleber Santana e Eleilson Leite

Mediador: João Kleber Santana

5º encontro: 12 de agosto de 2025

Tema: Educação Integral e a intencionalidade dos espaços escolares

Palestrantes: Bia Goulart e Ciça Carlini

Mediação: Regina Colla

6º encontro: 26 de agosto de 2025

Tema: Educação Integral e o potencial educativo dos territórios

Palestrantes: Helena Singer e Edna C. Monteiro

Mediação: Fabiana Jardim

7º encontro: 16 de setembro de 2025

Tema: Educação Integral e equidade racial, de gênero e territorial

Palestrantes: Jaqueline Gomes e Flavia Saiani

Mediação: Alexandre Gilsogamo

8º encontro: 30 de setembro de 2025

Tema: Educação Integral e o diálogo com as políticas publicas

Palestrantes: Fernando Mendes e Carlos Eduardo Fernandes Jr.

9º encontro: data a confirmar

Tema: A confirmar

Palestrantes: A confirmar

Destaca-se que o evento é fechado e os encontros acontecem pela plataforma do ZOOM em link a ser divulgado somente aos inscritos.

 

Público Alvo:

Professores de Ensino Fundamental I e II e Educação Infantil, Prof. Ensino Médio, Supervisor Escolar Agente de Apoio, Agente Escolar, Assist. de Diretor de Escola, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, pesquisadores da Educação integral, agentes da rede proteção à criança e ao adolescente.

 

Vagas: A definir.

 

Carga Horária:

30 horas (20h de aulas mais 10h horas de leitura e avaliação)

 

Inscrições: EM BREVE

 

Certificação: Haverá disponibilização de certificado a partir de método avaliativo a ser definido.

 

Referências bibliográficas:

ARROYO, Miguel (2012). O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jacqueline (org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012, pp. 33-45.

FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOULART, Beatriz (2008). Centro SP: uma sala de aula. São Paulo: Peirópolis.

MOLL, Jaqueline (2004). A Cidade educadora como possibilidade: apontamentos. In: CONZATTI, Marli; FLORES, Maria Luisa Rodrigues; TOLEDO,

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria Pedagógica. Currículo da Cidade de São Paulo. São Paulo: SME/COPED, 2017.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Currículo Integrador da Infância Paulistana. São Paulo: SME/DOT, 2015.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Coordenadoria dos Centros Educacionais Integrados e da Educação Integral. Programa São Paulo Integral: experiências pedagógicas nos territórios do saber São Paulo: SME/COCEU, 2016.

SPOZATI, Aldaiza (2006). Território, Exclusão/Inclusão Social. In: Congresso Internacional de Geoinformação – GEO Brasil, São Paulo, Palácio das convenções do Anhembi, 2000a;

SPOZATI, Aldaiza (Coord.). Mapa da Exclusão / Inclusão da Cidade de São Paulo 2000: Dinâmica Social dos anos 90. São Paulo, PUC/ SP-POLIS-INPE.