Webinar Gestão Democrática da Escola Pública de Educação Básica em tempos de Pandemia

***Nota aos Alunos***

Adequando os procedimentos da Escola às necessidades dos alunos e respondendo a várias manifestações sobre problemas no recebimento e acesso aos questionários, a Escola do Parlamento decidiu ampliar o prazo de envio da resposta do primeiro questionário deste curso, ficando este condicionado ao mesmo prazo que terá o último questionário, ou seja, 72 horas após o término da última aula.

Na prática, se você já mandou a resposta deste primeiro questionário, não é necessário enviar novamente. Se não mandou ainda, vai poder enviar até terminar o prazo estipulado para o último questionário, conforme orientação que você receberá e que estará acompanhando o mesmo.

Lembrando que, para ser aprovado e receber o certificado, você precisa alcançar, na média aritmética simples dos dois resultados, aproveitamento igual ou superior a 70%.

E somente quem se inscreveu para o curso via plataforma Sympla poderá preencher o questionário e ser certificado.

Questionário de Avaliação I

Questionário de Avaliação II


 

Indubitavelmente a Escola de Educação Básica no Brasil tem, nesse momento histórico, um grande desafio. Em tempos de pandemia e da necessidade de isolamento social, educadores e educandos vivenciam experiências que impactam substancialmente os processos de ensino e de aprendizagem.

Nesse contexto incerto, que nos impossibilita previsões sobre quanto tempo crianças e adolescentes estarão afastados da escola, os educadores encontram-se com uma responsabilidade de denso calibre porque sobre eles recaem o dever de criação e gerenciamento de estratégias que possibilitarão que crianças e adolescentes possam manter uma rotina de estudos e acessem os conteúdos escolares no período em que são indicadas ferramentas de educação a distância e as aulas presenciais estão suspensas.

Diante de tudo isso, torna-se necessária a reflexão sobre novas formas de gestão que se desenvolvam com base nos princípios da gestão democrática e que permitam à comunidade escolar participar dos processos de tomada de decisão e exercer a cidadania ativa.

Objetivos:

  • Observar o princípio da Gestão Democrática da Escola Pública no contexto da Pandemia Covid-19;
  • Identificar os Elementos Estruturantes fundamentais do Projeto Político Pedagógico numa perspectiva participativa e democrática em tempos de Pandemia;
  • Refletir sobre o sentido e a relevância da construção do Projeto Político Pedagógico da Escola em redes constituídas à distância;
  • Conhecer e compartilhar formas de gestão dos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental e Médio e de Educação de Jovens e Adultos no contexto da Pandemia Covid-19.

Público Alvo: Gestores Educacionais

Carga Horária Total: 20 horas

Vagas: 300 (6 turmas)

Programação:

todos os encontros acontecem das 10h às 12h

09/06
O princípio da Gestão Democrática da Escola Pública de Educação Básica em tempos de Pandemia
Prof. Dr. Alexsandro Santos
Profa. Ms. Minea Fratelli
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16/06
O Projeto Político Pedagógico da Escola de Educação Básica: Elementos Estruturantes para sua elaboração numa perspectiva participativa e democrática em tempos de Pandemia
Profa. Dra. Silvia Carvalho
Prof. Ms. Eliseu Muniz
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18/06
O Projeto Político Pedagógico da Escola e sua construção compartilhada em redes constituídas à distância: Sentido e Relevância
Profa. Dra. Iracema dos Santos Nascimento (a confirmar)
Eliane Pinheiro Fernandes
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23/06
Gestão Democrática da Escola e possibilidades de interação comunitária à distância
Prof. Dra. Ângela Antunes
Prof. Dr. Alexsandro Santos
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25/05
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político-Pedagógico de Instituições de Educação Infantil e a Pandemia Covid-19 – I
Diretora Marcia Dias da Silva – CEI Jd. Gouveia – DRE Guaianazes
Diretora Rosamaria Cristina Silvestre – EMEI Origenes Lessa – DRE Ipiranga
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30/06
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político-Pedagógico de Instituições de Educação Infantil e a Pandemia Covid-19 – II
Tiago Melo – CEI
Fátima Bonifácio – EMEI
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02/07
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Ensino Fundamental e Médio e a Pandemia Covid-19 I
Diretora Jeanine Bonazzi – EMEF Coelho Netto
Bruno Lippi
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07/07 
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Ensino Fundamental e Médio e a Pandemia Covid-19 – II
Diretora Ciça Carlini – Diretora da EMEF José Silveira
Diretor Anderson – EMEFM Derville Alegretti
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14/07
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Educação de Jovens e Adultos e a Pandemia Covid-19 – I
Milena Micossi
Sueli – EMEF Céu Vila Atlântica
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16/07
Aprendendo em Rede: Gestão do Projeto Político Pedagógico de Escolas de Educação de Jovens e Adultos e a Pandemia Covid-19 – II
Franciele Busico – Cieja Perus
Diego Duarte – Cieja Campo Limpo
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Inscrições: encerradas (vagas esgotadas)

 

ATENÇÃO

  • As inscrições foram somente para servidores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Os demais interessados, que não conseguiram se inscrever, podem conferir a transmissão via streaming na página do Facebook da Escola do Parlamento.
  • A geração de certificado será feita após resposta a questionários online que serão disponibilizados somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla. Leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP.

 


Referências:

CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/47275.pdf Acesso em: 22 de outubro de 2018.
BENEVIDES, Maria Vitória. A Cidadania Ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. São Paulo, Editora Ática, 1991.
CISESKI, Ângela Antunes. Aceita um Conselho? Teoria e prática da gestão participativa na escola pública. Dissertação de Mestrado. São Paulo: FEUSP, 1997.
AGUIAR, R.C.L.; GRÁCIO J. C. Grêmio Estudantil: construindo novas relações na escola. In BASTOS, J. B. Gestão Democrática. 3ª edição. Rio de Janeiro: 2002, p. 73-82.
APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
AZANHA, José Mário Pires. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1992.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2014. (Coleção Experiência e Sentido)