Atividades Obrigatórias para certificação:
1. Avaliação com dez perguntas objetivas de múltipla escolha, elaboradas a partir dos conteúdos desenvolvidos no curso, com aproveitamento satisfatório (maior que 70%)
Responda o questionário disponível :ENCERRADO
Atenção! Somente a primeira resposta submetida será considerada.
OBS: devido a uma falha técnica, a pergunta de número 5 será desconsiderada. O questionário tem 9 perguntas válidas (perguntas 1, 2, 3, 4, 6, 7, 8, 9 e 10). Estas serão as perguntas consideradas para atribuição de conceitos de avaliação.
2. Elaboração de uma Proposta de Intervenção Pedagógica, contendo proposta de atividade a ser realizada na Unidade Educacional tendo como objetivo a construção de práticas educacionais antirracistas, anti-xenofóbicas e não discriminatórias. Essa proposta deverá ser entregue por email à Coordenação geral ao término do curso.
Prazo para entrega: ENCERRADO
E-mail para entrega:
A atividade avaliativa constituirá na elaboração de um questionário de levantamento de dados da realidade do território onde se localiza a Unidade Escolar e da própria escola.
Siga as orientações disponíveis nesse documento para elaborar a sua atividade: CLIQUE AQUI
Preencha as informações no documento disponibilizado, salve com seu nome e envie este documento para o e-mail indicado acima, indicando no assunto do e-mail: Curso Educação para as Relações Étnico-Raciais”.
Carga Horária: 20h, sendo 12h à distância e 8h presenciais
Vagas: 1000, sendo 50 por turma, total de 20 turmas
Público-alvo: Agente Escolar, Assist. de Diretor de Escola, Aux. Técnico de Educação, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Ed. Inf., Prof. E.F. II e Médio, Prof. Ed. Inf. e Ens. Fund. I
Objetivos:
- Apresentar, discutir e aprofundar o conhecimento a respeito das categorias conceituais explicativas relativas às questões indígena, migrante e raciais, a fim de dar subsídios para a construção de práticas educacionais antirracistas, anti-xenofóbicas e não discriminatórias.
- Refletir sobre os estereótipos racistas, xenofóbicos e preconceituosos utilizados em nosso cotidiano, de forma a criar um olhar atento aos acontecimentos discriminatórios dentro das escolas e promover o combate às desigualdades e à violência;
- Incentivar o desenvolvimento de práticas pedagógicas que contribuam para a construção de uma educação inclusiva, equitativa e integral
Cronograma:
17/11/2020 – 15h às 18h
Relações raciais no Brasil: Fundamentos Conceituais e Práticas Pedagógicas Antirracistas
Regentes: Jussara Santos, Winnie Nascimento dos Santos; Vanda Aparecida de Araújo.
19/11/2020 – 15h às 18h
Migrações internacionais na Rede Municipal de Ensino: do acesso às práticas pedagógicas inclusivas
Regentes: Camila Breitenvieser; Cristiane Teixeira Magen e Jennifer Pacheco Anyuli Alvarez.
24/11/2020 – 15h às 18h
Populações indígenas e educação: relações históricas e contemporâneas e a potencialização dos saberes
Regentes: Jaxuka Patrícia; Soraia Alexandra Zanzine.
26/11/2020 – 15h às 18h
Educação para as Relações Étnico-Raciais: a construção de práticas inclusivas e a promoção de direitos humanos
Regentes: Alexsandro Santos; Luana Robles Vieira; Tatiana Waldman
Os encontros ocorrerão via plataforma StreamYard e os cursistas acompanharão e participarão propondo questões e reflexões por meio do Facebook da Escola do Parlamento.
Critérios para avaliação e certificação:
Conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência
Realização de atividade obrigatória
INSCRIÇÕES: encerradas
Serão aceitas as inscrições recebidas em ordem cronológica, a partir das 15h da data da publicação da homologação em DOC-SP, realizadas via plataforma Sympla, com link ser disponibilizado aqui.
As inscrições encerrar-se-ão no dia anterior ao início do curso ou até o preenchimento do total de vagas.