Língua Brasileira de Sinais (Libras) – Módulo I

O presente curso tem a perspectiva de trazer informações e elementos a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), com vistas à circulação da mesma em diferentes tempos e espaços, de modo que os cursistas possam refletir e se apropriar de conhecimentos importantes acerca desta rica Língua e área que se expande a passos largos em nossa sociedade, trazendo assim, possibilidades diversas para os que pretendem nela atuar.

Para tanto, durante as aulas, os estudantes serão convidados a uma imersão na Cultura Surda com atividades práticas que enfatizarão que este público possui direitos de acessibilidade linguística instituídos que precisam ser respeitados, para que acessem todas as informações e se desenvolvam como cidadãos atuantes, modificando assim o status quo e quebrando o estereótipo de que a condição de possuir uma deficiência impossibilita ser autônomo, construtor e protagonista de sua própria trajetória.

Objetivos:

  • Propagar a Língua Brasileira de Sinais a partir de vivência prática para comunicação com os indivíduos que possuem surdez;
  • Desenvolver o módulo básico da conversação em Libras por meio de aulas expositivas, dinâmicas, vídeos, exercícios e vivências;
  • Propagar a Libras a toda sociedade, com vistas à promoção do protagonismo do indivíduo com surdez;
  • Promover o ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, na perspectiva de que a Língua circule em todos os ambientes/contextos da Sociedade.


Carga Horária: 
20 horas (6 encontros online com 3 horas cada + 2 horas de leitura e pesquisas

Transmissão ONLINE através de streaming na página
da Escola do Parlamento no Facebook

Inscrições: ENCERRADAS

Publicação da homologação do curso no Diário Oficial: clique aqui

 

Docente:
Tatiana Milanezé Pedagoga formada pelo Instituto Sumaré de Educação Superior – Centro Universitário Sumaré, Pós Graduada em Educação Especial com ênfase em Surdez pela Faculdade Presbiteriana Mackenzie e Agente Bi Cultural – Tradutora, Intérprete e Instrutora de Língua Brasileira de Sinais – Libras pelo grupo educacional da Universidade Internacional – UNINTER. Atualmente cursa Pós Graduação de Tradução e Interpretação pelo Instituto Singularidades.


Programação:
todos os encontros acontecem das 18h às 21h

30/9
Apresentação do curso/ O indivíduo com surdez / Nomenclaturas usuais/ O que é Libras?/ Mitos e verdades sobre a Libras/ Marco legal da língua brasileira de sinais
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05/10
Breve histórico da educação de surdos no Brasil/ Alfabeto manual da Libras/ Atividade de fixação/ Apresentação pessoal em Libras
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07/10
A pessoa surda, a escola e a línguas/ Cumprimentos em Libras
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14/10
A importância das expressões faciais e corporais na Libras/ Os cinco parâmetros em Libras
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19/10
Pronomes pessoais na Libras/ Numerais em libras
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21/10
Cores em Libras/ Atividades de práticas de sinais
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Questionário de Avaliação

Você tem até a meia noite  de terça-feira, 27 de outubro, para enviar sua resposta.

Lembramos a todos que para receber a certificação é necessário  obter média igual ou superior a 70%.
E somente quem se inscreveu para o curso via plataforma Sympla poderá preencher o questionário e ser certificado.

 


Referências Bibliográficas:

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF, mar 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.html
FERREIRA, B. L. Por uma gramática da língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1995.
KARNOPP, L. Aquisição de locações na Língua Brasileira de Sinais. Letras de Hoje, Rio Grande do Sul, v. 36, n.3, p. 383-390, 2001.
QUADROS, R. M. de; CRUZ, C. R. Língua de sinais: instrumentos de avaliação. Porto Alegre: Artmed; 2011.
QUADROS, R. M. de; KARNOPP, L. B. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Apoio e Aprendizagem: Libras: livro do aluno. São Paulo: SME/DOT, 2012. (5 volumes, 1º ao 5º ano).
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016. Institui a Política Paulistana de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo, 14 out. 2016. p. 23.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Portaria nº 8.764, de 23 de dezembro de 2016. Regulamenta o Decreto nº 57.379 que institui a Política Paulistana de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da Cidade de São Paulo, São Paulo, 24 dez. 2016. p. 9 a 14.
SÃO PAULO (Município). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de Apoio e Aprendizagem: Libras: livro do professor. São Paulo: SME/DOT, 2012. (5 volumes, 1º ao 5º ano).


ATENÇÃO

A geração do certificado será feita após resposta satisfatória a questionário online de avaliação de conteúdo que será disponibilizado após a última aula somente àqueles que fizeram a inscrição via plataforma Sympla (leia aqui a Política de Certificação para Cursos à Distância da EP)