O que é a Frente Parlamentar Contra a Fome da Câmara Municipal

Lançada em 25 de março de 2021 por meio do PR (Projeto de Resolução) 09/2021, e promulgada como Resolução 03/2021, a Frente Parlamentar Contra a Fome da Câmara Municipal de São Paulo surgiu em meio à crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, com o objetivo de fomentar políticas públicas de garantia à alimentação adequada para munícipes.

A situação da fome e insegurança alimentar foi agravada nos últimos meses, como mostrou a pesquisa “Viver em São Paulo: Trabalho e Renda 2021” da Rede Nossa São Paulo, que revelou que 43% dos paulistanos tiveram diminuição de renda de 2020 para 2021. Para metade dos entrevistados, a alimentação foi o item que sofreu maior impacto no orçamento doméstico, ficando atrás de aluguel/moradia e saúde.

Iniciativa das vereadoras Janaína Lima (NOVO) e Cris Monteiro (NOVO), a Frente Parlamentar Contra a Fome conta com a coautoria dos outros 53 vereadores, que juntos criarão um plano de ação para conduzir e agilizar doações de alimentos para a população em maior situação de vulnerabilidade social na cidade.

O que é uma Frente Parlamentar

São grupos suprapartidários voltados ao debate e aprimoramento da legislação e de políticas públicas no âmbito de sua competência, que atuam conjuntamente com a sociedade civil e outros órgãos públicos.

Têm tratamento autônomo em relação a qualquer Comissão Permanente ou Temporária. Atuam dentro ou fora das dependências da Câmara Municipal, de acordo com seu propósito.