Obras de arte

Compartilhe:

Campos Sales, 1904

Manoel Ferraz de Campos Sales nasceu em Campinas (SP) em 13 de fevereiro de 1841. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, filiou-se ao Partido Liberal e logo em seguida ajudou a fundar o Partido Republicano Paulista, pelo qual se elegeu deputado, vereador, ministro e senador. Em 1896 venceu as eleições para presidente do Estado de São Paulo, cargo que deixou no ano seguinte para concorrer à Presidência.

Eleito como quarto Presidente da República (1898-1902), defendeu a privatização e teve participação significativa no balanceamento das contas públicas. A eleição de Campos Sales expressou o triunfo da oligarquia cafeeira paulista, diante do esfacelamento da atividade política dos militares. O presidente concebeu a “política dos governadores”, que consistia em apoiar os grupos dominantes aliados ao governo federal em cada estado. Campos Sales criou o Instituto de Manguinhos, voltado, entre outras atribuições, para a fabricação de vacinas contra a peste bubônica. Morreu aos 72 anos em 1913 por conta de uma embolia cerebral.

O autor do quadro é Jonas de Barros
Paulista de Itu, já expunha em 1895. Em 1901 mostrou um quadro, Rinha de Galos, na casa Garraux e no ano seguinte veio com trinta trabalhos para a Galeria Castelões. Em paisagens, cenas de costume e retrato. Foi secretário na Exposição de Belas-artes e Artes Industriais em 1902. Algum tempo depois expôs os retratos de Prudente de Morais e de Jorge Tibiriçá (1904). Apareceu de novo em 1907, numa exposição na Rua José Bonifácio. Em 1908 colocou na Casa Garraux o esboço de um grande quadro que representava a Convenção de Itu. Quis, mostrando-o, provar que podia fazer uma tela histórica e que merecia auxílio para poder executá-la. Nesse ano recebeu a Medalha de Ouro na ENBA. Tomou parte na Exposição Brasileira de Belas-artes em 1911, com retrato e mais O Sapateiro remendão.

Fonte: Tarasantchi, Ruth Sprung. Pintores Paisagistas: São Paulo de 1890 a 1920. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2002.


Confira a imagem inteira

Jonas de Barros, Campos Sales, 1904, óleo sobre tela, 78 X 58 cm