Homenagens

Compartilhe:

D. Paulo Evaristo Arns

Dom Paulo Evaristo Arns nasceu em 14 de setembro de 1921, em Forquilhinha, Criciúma, Santa Catarina. O 5º arcebispo e 3º cardeal da arquidiocese de São Paulo ficou famoso por lutar pelos direitos humanos, durante a ditadura militar. O cardeal também defendeu os líderes sindicais e apoiou a campanha “diretas já”.
Autor de 56 livros, Dom Paulo já recebeu mais de cem títulos nacionais e internacionais. Formou-se padre em 1945, e eleito bispo em 1966. Obteve doutorado em Letras pela Universidade de Sorbonne, em Parias, França. Já foi professor de Teologia e jornalista. Enquanto arcebispo de São Paulo, criou 43 paróquias, apoiou a criação de mais de 2 mil Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e incentivou a integração entre padres, religiosos e leigos.
Em 1977, o presidente da Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Roberto Cardoso Alves, assinou o decreto legislativo nº 9, que concedeu o Título de Cidadão Paulistano ao cardeal. Em dezembro de 2014, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, pelo decreto nº 55.759, instituiu o Prêmio anual de Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, entregue a pessoas físicas ou jurídicas que se destacarem na promoção e defesa dos direitos humanos.