Obras de arte

Compartilhe:

Instituição da Câmara Municipal de São Paulo,1915

A Instituição da Câmara Municipal de São Paulo, pintado por Antônio Parreiras, mostra o início da CMSP, em 1560, com a transferência do foral (documento real) e da população de Santo André da Borda do Campo para São Paulo.


Antônio Diogo da Silva Parreiras

Pintor, desenhista e professor, Antônio Diogo da Silva Parreiras nasceu em Niterói (RJ) em 1860. Ele iniciou estudos artísticos na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, em 1883, como aluno do artista alemão Georg Grimm. Em 1884, abandonou a Academia, acompanhando seu mestre e um grupo de discípulos que formariam o Grupo Grimm – marco da pintura de paisagem na arte brasileira.

Sua vida como artista profissional começou com uma série de excursões a praias e florestas virgens de diversos estados do país, experiência que serviu de imersão para a realização de suas pinturas de paisagens, até a primeira de muitas viagens de estudos que faria à Europa, a partir de 1888. No fim do século 19 fundou, em Niterói, a Escola do Ar Livre.

Nos primeiros anos do século 20, iniciou nova etapa de sua pintura com temas históricos e nus femininos, premiados constantemente nos salões de arte franceses. No entanto, nunca deixou de voltar ao seu gênero predileto da pintura de paisagem. Em 1926, amplamente consagrado como artista, publicou seu livro autobiográfico História de um Pintor Contada por Ele Mesmo, graças a qual ingressou na Academia Fluminense de Letras.

Faleceu em 1937, deixando vasta obra e importante legado à arte brasileira.

Fonte: Museu Antônio Parreiras