Integração do Brasil na Cidade de São Paulo, 1969
A obra é fruto de uma encomenda para o Palácio Anchieta e foi executada em 1969, mesmo ano de inauguração da atual sede da CMSP.
Os cinco painéis retratam as paisagens brasileiras. O sol é o único elemento que se repete em todos. Quatro deles são dedicados ao mundo natural e aos tipos locais, como o boiadeiro e o sertanista. Apenas o painel do meio mostra uma cena urbana, ao retratar a cidade de São Paulo. A centralidade do painel dedicado à capital paulista é a mesma que a cidade ocupa no país.
O autor é o pintor, gravador, desenhista e ilustrador Aldemir Martins, nascido em 1922 na cidade de Ingazeiras, no Ceará. Participou da criação do Centro Cultural de Belas Artes, em Fortaleza, que três anos depois passou a se chamar Sociedade Cearense de Artes Plásticas. Em 1945, viajou para o Rio de Janeiro, e, menos de um ano depois, muda-se para São Paulo, onde realizou sua primeira individual.
Entre 1949 e 1951, frequentou os cursos do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e se tornou monitor da instituição. Em 1956, recebeu o prêmio de melhor desenhista internacional na 28ª Bienal de Veneza.
Morreu na cidade de São Paulo em 2006.