Homenagens

Compartilhe:

Mauricio de Sousa

Mauricio de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP). O desenhista e empresário é famoso pela criação da Turma da Mônica e outros personagens. É membro da Academia Paulista de Letras, onde ocupa a cadeira nº 24.
Ele passou a infância em Mogi das Cruzes (SP), até os 19 anos, quando se mudou para São Paulo e começou a trabalhar como ilustrador no jornal Folha da Manhã. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu, para tiras em quadrinhos. Em 1970 lançou a revista Mônica, personagem inspirada em sua filha. Atualmente suas criações chegam a 50 países, batendo a marca de 1 bilhão de publicações, com livros, DVDs, revistas e produtos com os personagens.
O desenhista já ganhou diversos prêmios em vários países, como o Troféu Yellow Kid e o Prêmio Pulcinella, na Itália, a Medalha de Vermeil, na França, e a Medalha dos Direitos Humanos, no Brasil.
Em 1980, o decreto legislativo nº 13, assinado pelo então presidente da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), vereador Eurípedes Sales, homenageou os dez anos da Revista da Mônica, com a medalha de ouro “Honra ao mérito artístico à Mônica”. Ainda nesse ano, Eurípedes assinou o decreto nº 15, que instituiu o concurso “Como você vê Mônica?”, onde candidatos mandaram desenhos e textos. Os vencedores receberam menção honrosa, diploma de participação, e medalhas para os três primeiros colocados. Em 1986, o memorando nº 67 concedeu ao cartunista a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Em 2015, o presidente da CMSP, Antonio Donato, assinou o decreto legislativo nº 74, que concedeu o Título de Cidadão Paulistano a ele. Em 2016, o decreto nº 56.775, assinado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, concedia a Mauricio a Medalha 25 de Janeiro, por sua atuação na cidade.


Galeria de imagens

Crédito das fotos: Acervo Câmara Municipal de São Paulo

Fontes:
http://www.e-biografias.net/mauricio_de_sousa/
http://cm332adm/iah/fulltext/decretoslegislativos/DL7415.pdf
http://cm332adm/iah/fulltext/decretos/D56775.pdf