Prêmios Institucionais

Compartilhe:

Milton Santos

Pessoas físicas, jurídicas e grupos informais que promovam formas locais de organização e desenvolvimento social na cidade de São Paulo podem ser homenageadas com o prêmio.
Podem concorrer projetos de dois tipos: que propiciem a consolidação e ampliação de direitos territoriais e culturais e que trabalhem o território como instância política. A escolha dos vencedores cabe à comissão julgadora composta por entidades ligadas a desenvolvimento social e urbano, cultura, economia e administração e finanças públicas. O prêmio é entregue todo ano em junho.
A honraria foi criada em 2002 pela Resolução 6/2002, a partir de projeto do vereador Nabil Bonduki, que foi aluno do professor Milton Santos.
Doutor honoris causa por universidades do Brasil, França e Espanha, Milton Santos (1926-2001) recebeu, em 1994, o Prêmio Internacional Vautrin Lud, na França, considerado o Prêmio Nobel da Geografia. Defendia a ideia de que as formas locais de organização social consolidam a cidadania como instituição e auxiliam na construção de um projeto coletivo de transformações estruturais, que podem não apenas reduzir as desigualdades sociais, mas abrem a possibilidade de eliminá-las.