Esse site fica melhor no modo paisagem (horizontal)

Prêmios Institucionais

Compartilhe:

Paulo Freire

O Prêmio Paulo Freire de Qualidade do Ensino Municipal é entregue no dia 19 de setembro às unidades escolares que se destacam em iniciativas e projetos para aprimorar a qualidade do ensino na rede pública municipal de São Paulo.
Criada em 1998, pela Resolução 3/1998, a partir de projeto do vereador Vicente Cândido, a premiação é decidida por uma comissão de membros indicados por entidades e órgãos ligados à educação e ao meio estudantil, que incluem a Secretaria Municipal da Educação, o Conselho Municipal de Educação, o Sindicato dos Profissionais de Educação no Ensino Municipal de São Paulo – SINPEEM, o Instituto Paulo Freire, a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais – ABONG, a União Municipal dos Estudantes Secundaristas – UMES e a Comissão Permanente de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo.
O prêmio é uma homenagem a um dos mais importantes educadores do século 20, Paulo Reglus Neves Freire, nascido em 1921, no Recife (PE). Ele desenvolveu um método que leva o seu nome e notabilizou-se pela alfabetização de adultos, que via a educação como uma questão política. Entre os livros publicados, destaca-se a “Pedagogia do Oprimido”, de 1968. O professor, que também foi secretário de Educação da cidade de São Paulo (1989-1991), morreu em 1997, aos 75 anos.

Histórico do Prêmio Paulo Freire, da Câmara Municipal de São Paulo. from Centro de Memória CMSP