Sabotage
Homenageia os talentos que destacam no hip hop, em quatro categorias: melhor DJ, MC, grafiteiro e b-boy/b-girl. As categorias correspondem aos quatro elementos que compõem a cultura hip hop: o canto, a música, o desenho e a dança.
A premiação é concedido pela Comissão Extraordinária Permanente dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude da CMSP durante a Semana do Hip Hop, instituída pela Lei nº 13.924/2004.
O Ato menciona “a importância do movimento hip-hop no processo de inclusão social, musical e cultural e a sua inserção junto aos jovens nas grandes cidades, influenciadas no seu berço que é a Cidade de São Paulo” e reconhece “o significado do rapper Sabotage como protagonista no cenário cultural e musical”. A premiação foi criada pela Resolução nº 2/2008, a partir de projeto da vereadora Soninha, e regulamentada pelo Ato da CMSP nº 1.282/2014.
O nome da honraria é uma homenagem a Mauro Mateus dos Santos, o Sabotage. O músico teve uma trajetória rápida e intensa: em dois anos, lançou um álbum que marcou a história do hip hop nacional, “O rap é compromisso”, participou de dois filmes de sucesso, “O Invasor” e “Carandiru”, e gravou com bandas como RZO, Charlie Brown Jr. e Sepultura. Morreu assassinado em 2003, com 29 anos.
Confira aqui os finalistas, vencedores e comissões julgadoras.