Tiradentes, sd
A figura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746 – 1792), é uma das mais conhecidas no Brasil. Personagem fundamental da Inconfidência Mineira, é considerado um herói nacional.
Os republicanos do final do século 19 foram importantes na consolidação desse processo, que culminou na criação do feriado de 21 de abril, aniversário do enforcamento de Tiradentes. Em 1992, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria.
A importância atribuída a Tiradentes no Brasil não se deve apenas ao uso que os republicanos fizeram de sua história. Deve-se ressaltar a associação que foi feita com as imagens de Jesus Cristo, que foi supliciado em favor de uma causa.
O autor do quadro, Luis Atílio Fiori, e outros pintores decidiram em 1942 fundar a Associação Paulista de Belas Artes, uma entidade para reunir os pintores figurativos e que os permitisse exercitar e aprimorar suas técnicas com pinturas in loco, sem a utilização de recursos artificiais como fotografia.
Fiori também participou de diversos Salões Paulistas de Belas-Artes. Em 1957 ele recebeu o Prêmio Prefeitura de São Paulo e, em 1967, o Prêmio Casa Michelangelo.
Fontes: Mundo Educação e Associação Paulista de Belas Artes